Classificado em segundo lugar na fase classificatória, o Inter abriu as semifinais do Gauchão empatando com o Caxias no último final de semana. Depois de Alan Patrick abrir o placar em Caxias do Sul, o Colorado sofreu o empate com o gol contra marcado por Mercado, o que deixou a decisão de uma vaga para a final do Estadual em pé de igualdade.
Desde 2010, isso já ocorreu em seis oportunidades. Nas ocasiões que isso aconteceu, as lembranças são, na maioria, boas para o torcedor colorado. Em 2012, na final do Gauchão, o Inter também empatou com o Caxias no jogo da ida (1 a 1), mas a vitória por 2 a 1 no Beira-Rio, na volta, garantiu o título para a equipe de Porto Alegre. Naquele dia, o Inter ainda saiu atrás no placar, mas virou com Sandro Silva e Leandro Damião.
No Gauchão de 2015, o time de Diego Aguirre viveu por duas vezes a situação atual. Na semifinal, ficou no empate com o Brasil de Pelotas na primeira partida. Depois, jogando em casa, venceu por 3 a 1 e garantiu-se na decisão. Na final, mais um empate no jogo de abertura, mas dessa vez contra o Grêmio na Arena. Para conquistar o seu 42º título gaúcho, o Colorado venceu por 2 a 1 no Beira-Rio.
Um ano depois, a situação se repetiu. Nas semifinais, o Inter empatou no Passo D'Areia com o São José em 0 a 0. Na decisão da vaga para a final, no Beira-Rio, venceu por 1 a 0 e se classificou. Na ocasião, acabaria com o título ao derrotar o Juventude.
As duas outras vezes em que o Colorado empatou na primeira partida foram em decisões de campeonato. Primeiro, em 2017, ficou no 2 a 2 com o Novo Hamburgo na ida e, após, empatou o jogo da volta, mas perdeu o título nos pênaltis. A mesma coisa aconteceu em 2019. Empate em 0 a 0 na ida no Beira-Rio e em 0 a 0 na Arena, perdendo a taça do Gauchão também nas penalidades, mas dessa vez para o Grêmio.
Inter e Caxias se enfrentam no próximo domingo (26), às 18h, no Beira-Rio. Quem avançar dessa partida duela contra o vencedor do confronto entre Grêmio e Ypiranga, que se enfrentam no sábado (25). O time de Erechim tem vantagem, pois venceu por 2 a 1 em casa.