O contrato de Mikael com o Inter foi rescindido no final de janeiro. Na sequência, o jogador foi anunciado pelo América-MG. Nesta sexta-feira (3), o centroavante foi apresentado em Belo Horizonte e negou que tenha passado por problemas físicos em Porto Alegre.
Mikael afirmou que a falta de oportunidades no Colorado se deu por opção do técnico Mano Menezes, que comanda o clube gaúcho desde o ano passado.
— Em relação ao Inter, tive a oportunidade de jogar lá. Não foi como eu esperava. Lógico, teve a readaptação ao futebol brasileiro, que é outro projeto. Não tive oportunidade por opção, estava bem fisicamente. Estou focado totalmente no América. Quero me sentir bem aqui e sei que vou ter muita coisa boa — afirmou o jogador.
A afirmação do centroavante contraria uma das falas mais recentes do técnico colorado. Em uma de suas entrevista coletivas, Mano citou as condições físicas do centroavante e explicou os motivos que faziam com que ele não fosse utilizado.
— Como ele ainda não está (na forma esperada), não está sendo tratado como os demais jogadores e, por isso, ele não entra em campo. Quando um jogador não está nesse mínimo (físico), nós temos várias situações de risco para ele e para nós todos. Existe uma chance maior de machucar, você não consegue entregar aquilo que tem como potencial. A nossa relação é bem clara. Ele tem treinado bastante, mas precisa agregar a esse treinamento algumas coisas mais fora do treinamento — declarou o comandante colorado.
Desde que chegou a Porto Alegre, o centroavante teve dificuldade para se recondicionar fisicamente. O atleta realizou trabalhos específicos para a perda de peso, mas nunca chegou a um patamar considerado aceitável pela comissão técnica para ser utilizado em 2022.
Após as férias, na reapresentação do elenco colorado e no início da preparação para o ano de 2023, o jogador novamente mostrou estar acima do peso, o que deixou o departamento de futebol colorado descontente e, a partir disso, decidiu por procurar o estafe do jogador para a rescisão contratual.
Mikael esteve em campo por 12 minutos no 0 a 0 com o Melgar, que custou a eliminação na Copa Sul-Americana de 2022. O centroavante entrou aos 33 do segundo tempo, no lugar de Braian Romero.