Caso Vitão se recupere da gripe, o técnico Mano Menezes terá uma "dor de cabeça" para resolver até o Gre-Nal do próximo domingo (5). Com o retorno do camisa 44 à equipe, o treinador precisará escolher entre Gabriel Mercado e Rodrigo Moledo na defesa do Inter.
O primeiro retornou ao time há dois jogos, depois de sofrer com uma lesão muscular na panturrilha esquerda durante a pré-temporada. Plenamente recuperado, o argentino fez apenas uma partida ao lado de Vitão. A outra vez em que atuou foi o companheiro de Moledo. Nos dois últimos jogos, jogou 179 minutos, deu 94 passes certos, três desarmes, cometeu duas faltas e recebeu um cartão amarelo.
A escalação de Mercado daria a possibilidade de Mano escalar uma defesa que ainda está invicta. Na temporada passada, o Colorado disputou 17 partidas de Brasileirão, Copa Sul-Americana e Gauchão, tendo a linha defensiva formada por Bustos, Vitão, Mercado e Renê, e somou 11 vitórias e seis empates.
Por outro lado, Moledo vem sendo o titular da equipe. Das nove partidas do Inter no Gauchão, ele esteve em campo em nove oportunidades — oito como titular e outro como reserva utilizado. Nos 700 minutos que esteve em campo, fez um gol (contra o São Luiz), deu 329 passes certos (o terceiro com mais acertos no Colorado), fez seis desarmes, três interceptações e cometeu sete faltas.
Em termos de posicionamento, a presença de Mercado também garante que Vitão jogará pelo lado direito. Em 2022, Vitão costumava mudar para a esquerda quando atuava ao lado de Moledo. Neste ano, Mano Menezes até iniciou com Vitão pela direita e Moledo pela esquerda nas primeiras rodadas do Gauchão, mas inverteu os posicionamentos deles durante os jogos.
Colunistas opinam sobre quem deve ser o titular
Filipe Gamba
"Gabriel Mercado, sem dúvida. Na temporada passada, o Inter disputou 16 partidas de Brasileirão e Copa Sul-Americana tendo a linha defensiva formada por Bustos, Vitão, Mercado e Renê e somou 10 vitórias e seis empates. Foram apenas sete gols sofridos nessa sequência invicta com o quarteto titular. No atual Gauchão, o quarteto voltou a ser escalado contra o São José, vitória colorada por 2 a 0. "
Leonardo Oliveira
"Mercado. Pela saída de bola melhor, pela liderança em campo e por permitir que Vitão jogue em seu lado preferido da zaga."
Diogo Olivier
"Mercado. Mantém a força defensiva e melhora a saída de jogo. É um zagueiro que sabe construir com naturalidade. Como o Inter faz saída de três com a dupla de zaga e Renê, dificultaria a marcação alta do adversário. Quando joga Moledo, o inimigo encurta sobre Vitão, forçando o Inter a sair com Moledo, cuja dificuldade para atacar espaços é maior, embora seja bom zagueiro."
Os números de Mercado e Moledo em 2023
Mercado
- 2 jogos (179 minutos)
- 94 passes certos
- 3 desarmes
- 2 faltas cometidas
- 1 cartão amarelo
Moledo
- 9 jogos (700 minutos)
- 1 gol
- 329 passes certos (3º com mais passes certos)
- 6 desarmes
- 3 interceptações
- 7 faltas cometidas