Em jogo no qual Mano Menezes optou por preservar na escalação alguns dos pendurados antes do Gre-Nal, o Inter venceu o lanterna Aimoré por 2 a 0, na tarde de sábado, no Estádio Cristo Rei, e ficou perto de confirmar matematicamente a vaga à semifinal do Gauchão. Os gols da partida foram marcados por Mauricio e Pedro Henrique, ambos no segundo tempo.
Com a vitória, o Inter chegou aos 19 pontos e manteve a vice-liderança do Gauchão. A classificação matemática para a semifinal poderá vir nesta noite. Para isso, basta que o Juventude não vença o Caxias no clássico Ca-Ju.
O Gre-Nal já foi assunto na saída do gramado do Cristo Rei. Jogador colorado mais experiente no clássico gaúcho, Rodrigo Moledo ressaltou que a partir daquele momento o Grêmio passou o ser o foco do grupo.
— A gente precisava vencer para obter a classificação. Nós pensamos apenas nesse jogo durante a semana. Agora vamos descansar e pensar no Gre-Nal. Vamos descansar, conversar com o Mano e trabalhar para fazer um grande jogo lá para sair com a vitória — declarou o zagueiro.
Tendo disputado e até marcado gol contra o Grêmio em sua primeira passagem pelo Inter, entre 2013 e 2014, o meia Alan Patrick projetou o seu primeiro clássico neste retorno ao clube.
— Agora é descansar, pensar no próximo final de semana e se preparar bem. É sempre bom jogar um Gre-Nal. Todos vocês sabem a grandeza não só aqui na região, mas dentro do nosso país todo. Todo mundo sabe o que representa o Gre-Nal. Estou feliz de estar de volta e motivado para voltar a jogar um Gre-Nal — afirmou.
Também bastante experiente em Gre-Nal, mas tendo defendido apenas o lado azul, Mano Menezes admitiu que o clássico muitas vezes tem uma importância maior que o próprio Campeonato Gaúcho. Ele afirmou que o Gre-Nal pode ser um passo importante na consolidação de uma equipe para o restante da temporada.
— Temos uma diferença de seis pontos e ela muito provavelmente vai dar o primeiro lugar e o mando para o Grêmio se as duas equipes chegarem na final. Mas tem muita coisa antes. O clássico te prepara para a formação da equipe. É um jogo que muitas vezes vale mais que o campeonato e vamos tratar com essa importância — avaliou.
A vantagem que o Grêmio tem de seis pontos para o Inter neste momento acontece pelos tropeços que o Colorado teve no início do Gauchão. Por conta disso, Mano afirmou que seu time chega ao clássico estando em seu melhor momento na temporada.
— Melhor momento na temporada, sim. O time tem um nível de competição como tem que ser, a maioria dos jogadores está no mesmo nível de preparação. A gente sabia o que estava fazendo, os jogadores também. Os primeiros empates trouxeram pressão, eu gosto dela porque ela ajuda na preparação da equipe — avaliou Mano, que deixou claro que vai adotar o tom de mistério ao longo da semana Gre-Nal.
— Não posso revelar nada (sobre estratégia). A estratégia é a única coisa que não se pode falar, é o que se consegue esconder ainda em um futebol com informações que chegam de todos os lugares. Mesmo que a formação seja conhecida pelas pessoas na sexta-feira, a estratégia e a tática do jogo são coisas que você pode esconder.
O Inter terá para o Gre-Nal de sábado o retorno de Renê, que cumpriu suspensão diante do Aimoré. Recém-contratados e inscritos no Gauchão, Luiz Adriano e Nico Hernández poderão ser relacionados para o clássico. Vitão foi ausência no Cristo Rei por ter tido febre durante a semana, mas não é visto como problema para o confronto com o Grêmio.