O Inter chegou a sua quarta vitória no Gauchão 2023 ao superar o São José por 2 a 0, no Beira-Rio. O Colorado enfrentou dificuldades na primeira etapa, no entanto mudou o seu destino a partir da entrada de Alan Patrick no intervalo e conseguiu marcar dois gols no segundo tempo. Para Mano Menezes, os obstáculos que a equipe tem enfrentado no Estadual são importantes para o desenvolvimento coletivo.
— Eu gosto das dificuldades que a equipe está passando. É assim que a equipe se constrói melhor. Se você começa com muitas facilidades, pode criar uma ilusão na reta final do campeonato. Eu prefiro encontrar as dificuldades agora, para ir procurando encontrar as soluções, com a equipe amadurecendo — disse Mano Menezes, que complementou:
— Os meninos estão sendo formados e até fazendo gols. O processo é esse, a hora é essa de fazer. É esse o momento de preparar o jogador. A equipe vai estar pronta quando a "onça beber água".
Contra o Zequinha, Mano Menezes optou por preservar o meia Alan Patrick no primeiro tempo e observar o ataque com Pedro Henrique, Wanderson e Alemão. Esta formação ofensiva somente tinha sido utilizada diante do Novo Hamburgo, no Estádio do Vale. O treinador afirmou que também queria escalar o trio no Beira-Rio, apesar de perder um armador.
— A opção de jogar com dois atacantes de beirada mais o Alemão era uma necessidade de observar essa formação em casa. Mas tem uma questão nítida. O time perde na construção, fica mais previsível e dependente da jogada individual. Quando o posicionamento é variável, fica mais difícil para o adversário marcar. Temos que saber nos comportar de diversas maneiras.
A partir de agora, o Colorado terá um intervalo de nove dias até o próximo confronto, marcado para 25 de fevereiro, diante do Aimoré. O jogo da nona rodada do Gauchão será no Estádio Cristo Rei, em São Leopoldo.