Atuais vice-campeãs, as Gurias Coloradas largaram com vitória no Brasileirão feminino. Neste sábado (25), o time bateu o Athletico-PR, de virada por 2 a 1, no Sesc, em Porto Alegre.
Nathália colocou as paranaenses em vantagem no primeiro tempo. Mas Priscila, que saiu do banco de reservas, marcou os dois gols que garantiram os primeiros três pontos colorados.
Na próxima rodada, o Inter vai enfrentar a Ferroviária. A partida está marcada para o sábado (4), às 16h, na Fonte Luminosa, em Araraquara-SP.
A escalação do Inter teve mudanças no setor ofensivo. Sem as paraguaias Fany Gauto e Fabiola Sandoval, que disputaram a repescagem da Copa do Mundo, o técnico Maurício Salgado promoveu a estreia entre as titulares da jovem Gabi Berchon, de 17 anos, no meio-campo.
No ataque, Tamara e Mileninha iniciaram, enquanto Belén Aquino ficou no banco de reservas. As 11 iniciais foram: Gabi Barbieri; Roberta, Bruna Benites, Isa Haas e Eskerdinha; Capelinha, Djeni, Gabi Berchon e Pati Llanos; Mileninha e Tamara.
Apesar de jogar em casa, o Inter não teve a presença de torcedores. Por um problema na documentação do Sesc, não foi possível a liberação de público. Mesmo assim, foi o Athletico-PR quem levou perigo ao ataque logo nos primeiros minutos. Aos 4, Thayslane recebeu na direita e concluiu por cima do gol defendido por Barbieri.
A primeira chance do Inter foi aos 8 minutos. Após roubada de bola de Tamara, que apertou a saída de bola adversária, Djeni arriscou o chute colocado. A finalização saiu à direita da trave de Thaís Helena.
Na sequência, a goleira do Athletico precisou fazer milagre. Em cobrança de falta da entrada da grande área, Capelinha bateu direto. O chute saiu forte e goleira conseguiu espalmar. A bola ainda bateu no travessão antes de sair em linha de fundo. A resposta paranaense veio aos 14 minutos, em um chute de longe de Thayslane. A conclusão saiu por cima do gol, sem sustos para Barbieri.
Com volume de jogo, o Inter era quem criava mais oportunidades. Aos 16, Pati Llanos arrancou pelo lado direito, driblou a marcação e cruzou. Tamara se antecipou à defesa, mas o cabeceio saiu para fora. Na sequência, Capelinha teve nova chance em bola parada: a bola raspou na trave, mas não entrou.
Mileninha também acertou a mesma trave direita. Depois do cruzamento preciso de Djeni, pelo lado esquerdo, a atacante cabeceou dentro da pequena área. O gol não saiu por detalhe. Aos 36, Djeni, novamente na bola parada, cobrou falta para dentro da grande área. No lance, Mileninha foi derrubada pela zagueira Nayara, mas a árbitra Andressa Hartmann só assinalou tirou de meta.
Dois minutos depois, o Athletico construiu sua jogada de ataque e no bate-rebate dentro da pequena área, Djeni foi atingida por Rafinha e ficou caída. O lance seguiu e Nathália abriu o marcador. Houve muita reclamação do Inter pela infração na jogada.
Antes do término da primeira etapa, houve nova reclamação das atletas do Inter em uma penalidade não marcada. Aos 46, em escanteio cobrado por Djeni, Bruna Benites tentou o cabeceio dentro da pequena área, mas reclamou de falta da defensora do Athletico.
SEGUNDO TEMPO COM GOLS COLORADOS
Atrás do marcador, o Colorado voltou para o segundo tempo com mudanças. Aquino e Priscila ingressaram nos lugares de Berchon e Mileninha, respectivamente. O empate do Inter foi impedido, novamente, pela trave, logo na volta para etapa final. Aos 8 minutos, em cobrança de falta na entrada da grade área, a meia acertou o travessão.
Aos 13 minutos, o Athletico chegou ao ataque pelo alto. Na bola alçada, Jajá ficou com a sobra e chutou, acertando a mão da goleira colorada. Aos 16, o clube paranaense ficou com uma atleta a menos. Camila recebeu o segundo amarelo após falta em Capelinha. Na sequência, Maurício Salgado mudou novamente o time. Tirou a lateral-direita Roberta, e reforçou o ataque com Analuyza.
Marzia também fez sua estreia com a camisa colorada, ingressando no lugar de Djeni. Com poucos minutos em campo, foi dos pés dela que nasceu o gol de empate. Em jogada pela esquerda, aos 25 minutos, o cruzamento rasteiro para dentro da área foi aproveitado por Priscila, que fez o giro e bateu colocado. A bola ainda desviou na defesa, mas morreu no fundo das redes. O Inter, enfim, chegava ao empate.
E foi com o nome que deixou o banco de reservas no intervalo que o Inter chegou à virada. Novamente, em jogada pelo lado esquerdo, na tabela entre Aquino e Eskerdinha, Priscila estava no lugar certo para carimbar o cruzamento e anotar o segundo gol colorado. Aos 32 minutos, as Gurias Coloradas mudaram o marcador ao seu favor.
Já nos minutos finais, Carol Gil ganhou chance ao ingressar na vaga de Tamara, pelo lado direito. O Athletico ensaiou o empate em jogadas de contra-ataque, mas a zaga do Inter foi soberana ao impedir a sequência das jogadas dentro da pequena área. Ainda assim, aos 47 minutos, Thais Prado tentou a cobrança de falta pelo alto, mas ninguém conseguiu o desvio.
A partida foi encerrada no Sesc aos 51 minutos decretando a vitória colorada, de virada, no primeiro jogo do Brasileirão Feminino.
FICHA TÉCNICA
Brasileirão feminino – 1ª rodada – 25/2/2023
INTER (2)
Gabi Barbieri; Roberta (Analuyza), Bruna Benites, Isa Haas e Eskerdinha; Capelinha, Djeni (Marzia), Gabi Berchon (Aquino) e Pati Llanos; Mileninha (Priscila) e Tamara (Carol Gil). Técnico: Maurício Salgado.
ATHLETICO-PR (1)
Thaís Helena; Evellyn, Nayara, Jajá Amorim e Thais Prado (Hilary, 39'/2º); Paloma, Camila Pini e Rafinha (Giovanna); Lilian (Verônica), Nathália (Maiara) e Thayslane (Joyce). Técnico: Brenno Basso.
GOLS: Nathália (A), aos 38, do primeiro tempo. Priscila (I), aos 25 e aos 32 minutos, do segundo tempo
CARTÕES AMARELOS: Belén Aquino (I); Evellyn, Rafinha e Joyce (A)
CARTÕES VERMELHOS: Camila Pini (A)
ARBITRAGEM: Andressa Hartmann, auxiliada por Estefani Adriati Estrela da Rosa e Ariela Duarte da Silveira
LOCAL: Sesc, em Porto Alegre