A renovação de contrato de Keiller até o final de 2026 não significou para o Inter um fim em tratativas para a posição de goleiro nesta janela de transferências. Com a iminente saída de Daniel para o futebol dos Estados Unidos, a diretoria negocia com o Santos a contratação de John, de 26 anos, que vinha sendo reserva de João Paulo na Vila Belmiro.
A negociação do Inter com John começou há cerca de duas semanas, mas avançou nos últimos dias. O goleiro deve chegar ao Beira-Rio por empréstimo até o final do ano com valor fixo para a preferência de compra do Colorado após esse prazo. O atual contrato de John com o Santos se encerra em dezembro de 2024.
Criado na base do Santos, John teve passagem por empréstimo pela Portuguesa Santista em 2019 e ganhou a primeira sequência no profissional do Peixe em 2020. Sua estreia foi justamente contra o Inter. No confronto válido pelo segundo turno do Brasileirão, na Vila Belmiro, o Peixe teve um surto de covid-19 em seu elenco. Um dos contaminados foi o titular João Paulo. A partida terminou com vitória de 2 a 0 dos paulistas. John fez seis defesas.
O afastamento de João Paulo fez com que John fosse o titular do Santos no confronto de oitavas de final da Libertadores contra a LDU, na altitude de Quito. As boas atuações nos dois confrontos com os equatorianos levaram o técnico Cuca a mantê-lo como titular.
— O que foi pesado foi o momento. Gol é posição delicadíssima. O João Paulo saiu por Covid. Por coerência, tinha que voltar, mas o momento do John exala confiança pura para os companheiros dele. Optamos pelo momento. Acho que foi acertado — declarou Cuca à época.
Os confrontos do Santos na sequência da Libertadores foram pesados. O Grêmio foi o adversário batido nas quartas de final. Na semifinal, o rival foi o Boca Juniors. John atuou no empate de 0 a 0 na Bombonera, mas acabou diagnosticado com covid-19 logo depois. Isso fez com que João Paulo retornasse ao gol para a volta na Vila Belmiro, uma goleada de 3 a 0 que levou os paulistas novamente para uma final de Libertadores.
As boas atuações durante a sequência que teve no time, porém, levaram Cuca a escalar John na decisão contra o Palmeiras, que não teve final feliz para o Santos nem para seu goleiro. John foi apontado como um dos vilões da derrota por ter falhado no gol marcado por Breno Lopes nos acréscimos que deu o título ao Palmeiras.
— O Cuca tinha dúvidas entre os goleiros. No final das contas, o João Paulo pegou covid na fase de mata-mata da Libertadores, o John assumiu e foi muito bem. Então ele optou por manter o John. Aí houve questionamentos dos torcedores pelo gol sofrido na final contra o Palmeiras. Houve uma série de erros no lance, entre eles uma saída equivocada do John – relembra Fellipe Camargo, narrador do De olho no Peixe, especialista na cobertura do Santos.
João Paulo retoma titularidade
Cuca deixou o Santos para a temporada 2021 e Ariel Holan foi contratado. Ainda que tenha ficado apenas 12 jogos no comando da equipe, sua hierarquia estabelecida no gol foi mantida pelos seguintes treinadores do Santos. Fellipe Camargo avalia que isso ocorreu porque João Paulo não deu brecha para John voltar a ser titular.
— João Paulo conseguiu se manter porque aproveitou a oportunidade. Quando tem chance e vai bem, o goleiro não sai mais e foi isso que aconteceu. O John é avaliado como um goleiro com capacidade parecida com o João Paulo. O John comete falhas? Comete, mas isso acontece com qualquer goleiro — ressalta.
A condição de reserva fez com que John pedisse para ser negociado pelo Santos ainda na metade do ano passado. São Paulo e Botafogo iniciaram conversas com o Peixe, mas não houve acordo entre os clubes.
Técnico contratado para esta temporada, Odair Hellmann manifestou inicialmente a intenção de contar com John no elenco com uma espécie de “sombra” para o titular. Mas tem pesado o desejo do goleiro de deixar a Vila Belmiro e tentar uma oportunidade no Inter.
John
- Natural de: Diadema (SP)
- Nascimento: 13/02/1996
- Peso: 83kg
- Altura: 1,96m
- Jogos: 27
- Gols sofridos: 32 (1,18 por jogo)