O Zenit não deve mais nada ao Inter pela compra de Yuri Alberto, efetuada em janeiro de 2022. Ao menos, é o que garante o diretor-geral do clube russo, Alexander Medvedev. Em entrevista a GZH no Catar, onde assiste à Copa do Mundo, o dirigente do clube de São Petesburgo afirmou que todas as pendências com os colorados pela negociação do atacante, hoje no Corinthians, já foram quitadas.
— Sim (já pagamos). Nós sempre cumprimos as nossas obrigações — disse Medvedevd, pouco antes de entrar na área VIP do estádio Al-Bayt, onde assistiu a vitória da França por 2 a 0 sobre Marrocos, pela semifinal da Copa, na quarta-feira (14).
Yuri Alberto foi vendido em janeiro pelo Inter ao Zenit por 25 milhões de euros (R$ 150 milhões). Como detinha 75% dos direitos econômicos do jogador, o Colorado teve direito a receber 18,75 milhões de euros (R$ 112,5 milhões) parcelados ao longo de 2022. E, segundo Medvedev, tudo já foi pago.
Conforme apurado por GZH, a informação do russo procede. Após receber o dinheiro, a direção colorada considera a transação concluída e avalia que o Zenit cumpriu à risca tudo que foi acordado.
A situação é comemorada no Beira-Rio e não só pela crise financeira pela qual passa o clube. Afinal, após a eclosão da guerra na Ucrânia, houve o receio de que o clube gaúcho tivesse dificuldades para receber o dinheiro, devido às sanções impostas pela comunidade internacional aos bancos russos.
Homem-forte do Zenit e ligado à Gazprom, principal estatal de energia da Rússia, Alexander Medvedev assistiu ao jogo no estádio Al-Bayt com um cachecol do Marrocos. Antes de entrar no estádio, falou ainda a GZH sobre a situação de Yuri Alberto, que hoje está emprestado ao Corinthians.
— O Yuri Alberto é muito bom. O emprestamos ao Corinthians, mas esperamos que ele possa voltar ao Zenit, pois gostamos muito dele — completou.
Apesar disso, o Corinthians deve apresentar nos próximos dias uma proposta ao Zenit para compra em definitivo do atacante. Como ficou com um percentual dos direitos econômicos do atleta, se essa negociação ocorrer, o Inter terá direito a 10% do valor da transação.