Embora entenda que o ciclo de Edenilson no Beira-Rio está se encerrando, o Inter não pretende facilitar a saída do jogador, pois entende que ele está valorizado no mercado. Para negociar o artilheiro da última temporada, a direção colorada espera receber uma boa contrapartida — seja financeira ou em troca de jogadores — na próxima janela de transferências. No momento, o jogador é alvo de clubes brasileiros, mas ainda espera uma proposta do exterior.
— Ele sofreu uma cobrança da torcida por responsabilidades que não são dele. Isso deixa qualquer profissional chateado. Mas o fato é que é um profissional da mais alta classe em relação ao que se propõe a fazer. Tem uma conduta sempre muito profissional com o clube, já passou por momentos difíceis e deu a volta por cima. São situações que temos de administrar — afirmou o presidente Alessandro Barcellos, que complementou:
— Na minha opinião, o Edenilson poderia ser titular em quase todos os times da Série A. Isso valoriza o atleta, mas infelizmente não é a opinião de parte dos torcedores. Nós contamos com esse atleta e vamos tratar deste tema (transferência) de uma forma muito cuidadosa, enxergando as lacunas da equipe e possibilidades que possam aparecer. Neste momento, não temos propostas por ele. Se tivéssemos, estaríamos avaliando.
Enquanto Edenilson curtia suas férias em Fernando de Noronha, seus empresários foram sondados por Santos e Atlético-MG. O Peixe, que agora é comandado por Odair Hellmann e tem Paulo Roberto Falcão como coordenador esportivo, não avançou com uma proposta, pois não teria como arcar com o alto salário do meio-campista.
O Galo, por outro lado, chegou a conversar com o Inter sobre atletas para serem envolvidos em uma troca, como Nathan e Hyoran, porém a comissão técnica de Mano Menezes não se interessou. Por outro lado, Eduardo Coudet, novo técnico do time mineiro e antigo comandante no Inter, entende que Edenilson é a peça ideal para ser o meia pela direita no seu tradicional 4-1-3-2.
O novo interessado é o São Paulo. Na negociação com o Colorado para a liberação antecipada de Igor Gomes, o nome de Edenilson entrou na pauta como um substituto com as mesmas características. O Inter, porém, nega que tenha recebido propostas oficiais pelo artilheiro da última temporada, ao lado de Alexandre Alemão, com 10 gols marcados.
— Sondagens existem. Propostas específicas, com valores e prazos, ainda não temos. É um momento de janela que não se abriu, de final de ano com clubes se preparando. Na virada do ano, com certeza, propostas devem aparecer — disse Barcellos.
Edenilson também não descarta atuar no exterior. Em 2021, o Colorado recebeu uma proposta do Al Shabab, da Arábia Saudita, porém rejeitou vender o meio-campista. Seu atual contrato com o Inter vai até o final de 2024.