O Inter encerrou o Brasileirão com uma pontuação inédita na era dos pontos corridos. Isso deixou para a torcida a expectativa de que 2023 possa ser um ano de reencontro com as conquistas. Se os títulos não vieram em 2022, a diretoria cumpriu na temporada que termina a promessa de reformulação no elenco colorado.
Ao todo, foram 17 contratações ao longo de um ano marcado – contando D’Alessandro que voltou para sua despedida - pela saída de jogadores que antes eram símbolos do time. Deixaram o Beira-Rio, com a temporada em andamento, nomes como o zagueiro Víctor Cuesta, o volante Rodrigo Dourado e o lateral Moisés.
Um exemplo da mudança de fotografia pela qual passou o vestiário está na escalação diante do Palmeiras. Dos 11 jogadores que iniciaram diante do campeão brasileiro, apenas Taison e Mauricio estavam na primeira equipe do ano, a vitória de 2 a 1 sobre o Juventude, pela primeira rodada do Gauchão. Com o término da temporada, GZH faz um balanço dos reforços contratados pelo Inter ao longo de 2022.
Aprovaram
O time titular de Mano Menezes que terminou o Brasileirão contava com sete jogadores que chegaram neste ano ao Beira-Rio. Esse número seria ainda maior não fosse a lesão que afastou Gabriel dos gramados.
Na defesa, Bustos, Vitão e Renê assumiram seus lugares na equipe assim que desembarcaram em Porto Alegre. O argentino acabou com uma histórica carência na lateral direita sendo um dos jogadores mais frequentes – fez uma sequência de 26 jogos seguidos logo depois de sua estreia – e terminou a temporada tendo atuado em 46 dos 62 jogos do Inter no ano.
Vitão, que chegou como um nome pouco conhecido de imprensa e torcida, acabou com qualquer desconfiança inicial com atuações seguras e limpas. O zagueiro terminou 19 de suas 31 partidas no Brasileirão sem cometer falta. Menos presente no ataque que Bustos, Renê deu solidez ofensiva ao setor esquerdo da defesa.
No meio-campo, Gabriel e De Pena foram, durante boa parte do semestre, os nomes que formaram a dupla de volantes, em momentos nos quais Edenilson e Johnny fizeram outras funções. Extrema de origem, De Pena como volante foi uma adaptação de Mano Menezes que deu resultado. O uruguaio terminou o Brasileirão como jogador colorado com mais assistências: seis. Ele ainda marcou cinco gols na competição.
Outro nome com bons números no meio é Alan Patrick. Velho conhecido da torcida, com passagem pelo Beira-Rio entre 2013 e 2014, ele retornou em abril. O jogador até perdeu espaço no time depois da eliminação na Sul-Americana, mas terminou a temporada como titular. Ao todo, foram sete gols e quatro assistências em 30 partidas.
No ataque, Alemão e Pedro Henrique se transformaram em xodós da torcida nos melhores momentos do segundo semestre. Ainda que o centroavante tenha caído de produção na reta final do Brasileirão, o seu custo-benefício foi positivo. Contratado sem custos do Avaí e com um salario inferior a R$ 100 mil, ele termina 2022 com 10 gols e cinco assistências.
Outro do setor ofensivo que chegou de forma discreta, mas correspondeu foi Wanderson. Extrema de velocidade e drible, ele leva a diretoria a fazer um esforço financeiro para pagar os 4,5 milhões de euros necessário para adquirir seus direitos junto do Krasnodar-RUS.
- Bustos
- Vitão
- Renê
- Gabriel
- De Pena
- Alan Patrick
- Pedro Henrique
- Wanderson
- Alemão
Não aprovaram
Contratação mais cara da temporada, custou R$ 10,8 milhões, David não deu em campo uma resposta que fizesse jus ao investimento. O atacante até marcou o gol que deu ao Colorado uma vitória no primeiro Gre-Nal do ano, em março, mas viveu uma seca desde então. Não encontrou desempenho com Medina e com Mano tendo sido usado como centroavante e extrema.
Outro que fracassou no setor ofensivo foi Wesley Moraes. Contratado com status de um jogador com passagem pela Premier League e convocação para a Seleção Brasileira, o centroavante rescindiu seu contrato no meio da temporada sem deixar saudade com apenas dois gols marcados em 21 partidas.
Os volantes Bruno Gomes e Liziero também entram na cota de jogadores que não corresponderam. O primeiro foi emprestado ao Coritiba tendo feito apenas uma partida do Gauchão. Enquanto o segundo não aproveitou as oportunidades recebidas e retornará naturalmente ao São Paulo com o término do empréstimo.
Mikael até poderia entrar na lista de jogadores que precisam ser melhor observados, mas o fato de ter tido dificuldade para jogar por ter se apresentado em má forma física justifica que ele seja colocado como um reforço que não aprovou em 2022.
- Bruno Gomes
- Liziero
- David
- Wesley Moraes
- Mikael
Precisam ser mais vistos
Com Bustos consolidado como titular, o Inter contratou dois jogadores como opções ao argentino após a saída do antigo reserva Heitor. Zagueiro de origem, Igor Gomes disputou apenas três partidas, duas como titular. Weverton jogou menos ainda, somente 45 minutos na vitória de 2 a 1 sobre o Ceará. Ambos não atuaram o suficiente para levarem o rótulo de reprovados.
Fecha a lista de jogadores a serem mais vistos: Braian Romero. O atacante até entrou em 18 partidas, mas sua média de minutos foi baixa. Ele esteve apenas 414 minutos em campo – uma média de 23 por jogo. Mesmo que tecnicamente não tenha agrado, os dois gols marcados podem credenciar Romero a ter no Gauchão mais oportunidades para mostrar que pode ser um jogador mais utilizado em 2023.
- Weverton
- Igor Gomes
- Braian Romero
*A lista de 17 reforços é fechada com D’Alessandro, que retornou ao clube apenas para encerrar a carreira.