Depois das eliminações precoces no Gauchão, na Copa do Brasil e na Sul-Americana, o Inter se reencontrou no Brasileirão e terminou a temporada de 2022 com o vice-campeonato do Brasileirão. A vitória por 3 a 0 contra o Palmeiras, no Beira-Rio, na tarde deste domingo, selou a melhor campanha colorada na era dos pontos corridos e garantiu o segundo lugar na tabela.
Antes mesmo disso, o técnico Mano Menezes já havia renovado o seu contrato com o clube gaúcho, assegurando sua permanência para a temporada de 2023. Assim, dará sequência no trabalho realizado durante este ano. Após a vitória contra os paulistas, o treinador falou sobre a situação:
— Quando termina como terminamos, com a segunda melhor campanha, nos deixa senão 100% satisfeitos, mas 99%. Reconhecemos o adversário, que foi campeão, com justiça, mas também merecemos o reconhecimento de ser a segunda melhor equipe no campeonato. Fechamos o segundo turno com a melhor campanha, são coisas importantes que sedimentam o trabalho e abrem perspectivas boas para trilhar um caminho ainda melhor em 2023 — disse o treinador, que ainda reforçou a importância da sua permanência:
— Futebol tem seus caprichos, às vezes começa com mesmo treinador, mesmo grupo e tudo começa diferente pois tem um lado subjetivo. Não começar tudo de novo, começar de um patamar mais alto é a grande vantagem para a próxima temporada. Poder manter parte do elenco é vantagem, mas no futebol tem de crescer sempre, tem de fazer melhor no ano que vem.
Além da Libertadores, o Inter também disputará o Gauchão, a Copa do Brasil (só entra na terceira fase) e o Brasileirão. O Colorado acabou com 73 pontos e em segundo lugar na tabela de classificação. Além da marca, o vice-campeonato garante também a entrada de R$ 42,7 milhões nos cofres vermelhos.