Tricampeãs consecutivas, as Gurias Coloradas vão em busca da taça do Gauchão Feminino para coroar uma temporada que já ficou marcada na história. Pela frente, terão o clássico contra as Gurias Gremistas em jogos de ida e volta. O primeiro embate será nesta quarta-feira (2), às 10h30min, no Estádio Beira-Rio.
Esta será a segunda competição em que o clube chega até as fases decisivas. Anteriormente, no mês de setembro, a campanha no Brasileirão Feminino resultou em uma final inédita para o futebol feminino colorado e para o Rio Grande do Sul. Apesar da perda da taça para o Corinthians, o desempenho já confirmou a classificação para a disputa da Copa Libertadores pela primeira vez.
Na preparação após o torneio nacional, o time perdeu uma de suas principais atletas: Millene Fernandes. A atacante foi negociada com o Corinthians e não chegou a entrar em campo pelo Gauchão. A saída foi reposta com opções do próprio elenco.
Durante este Estadual, o técnico Maurício Salgado tem apostado em uma formação com Capelinha sendo utilizada como volante, sua posição de origem. A jovem vinha atuando na lateral-direita e agora abre espaço para outra novata na posição: Tamara Bolt. Com essa escalação de meio-campo, Maiara tem ganhado mais liberdade no ataque, formando o trio ofensivo com Lelê e Fabi Simões.
Apesar das mudanças pontuais, a equipe tem conseguido manter o nível das atuações. Na segunda fase, terminou como vice-líder, ficando atrás do Grêmio. Em cinco jogos, foram três vitórias e dois empates. Nas semifinais, reencontrou o Juventude, com quem havia ficado no 1 a 1 na etapa anterior. Mas, desta vez, a superioridade técnica se sobressaiu no mata-mata.
Depois da vitória por 2 a 0, na ida, em Caxias do Sul, a confirmação da vaga à final veio com goleada por 4 a 0. Fabi Simões, Ju Ferreira, Lelê e Djeni construíram o placar. O último gol, inclusive, foi um dos momentos mais emociantes da partida do último sábado, no Sesc. Após nove meses, Djeni retornou aos gramados após lesão. Logo quando o pênalti foi assinalado, os torcedores pediram para que ela fizesse a cobrança. A comemoração tornou-se ainda mais especial.
Com a disponibilidade da meio-campista, o técnico Maurício Salgado ganhou uma dúvida. Já no final do primeiro tempo contra a equipe da Serra, Duda Sampaio precisou ser substituída. Ela sofreu uma falta e deixou o campo carregada, sem conseguir colocar o pé esquerdo no chão. Em um primeiro momento, foi informado que tratava-se de uma torção no tornozelo, mas a presença da camisa 10 nas finais ainda não está garantida.
Para buscar mais uma conquista, o clube já iniciou a mobilização junto ao torcedor. Os sócios terão entrada livre, mediante check-in no site do Inter. Para o público geral, as entradas serão comercializadas pelo valor de R$ 10.
O estádio estará com 100% da arquibancada inferior liberada no formato de área livre, incluindo as cadeiras do Coração do Gigante. No último encontro com a torcida, 36.330 pessoas apoiaram as gurias no empate de 1 a 1 com o Corinthians, consolidando o maior público em uma partida de futebol feminino no Estado.