Pela primeira vez em muitos anos, os clubes brasileiros poderão realizar uma pré-temporada de 30 dias. E isso vai mudar a postura de muitas equipes em relação ao aproveitamento de seus elencos principais nas rodadas iniciais dos campeonatos estaduais.
Com vaga assegurada na fase de grupos da Libertadores, que só começará em 5 de abril, o Inter já definiu que irá concentrar forças na disputa do Gauchão, campeonato que não vence desde 2016. E a preparação começará no dia 14 de dezembro deste ano, no CT do Parque Gigante, quando acontecerá a reapresentação do elenco.
Na última semana, em conversa com os jornalistas, Mano Menezes deu alguns indícios do planejamento. O treinador colorado disse que a ideia é realizar os primeiros dias de atividades, com avaliações médicas e treinos físicos, em Porto Alegre e, posteriormente, levar o grupo de jogadores para um hotel ainda não definido.
O que vem sendo projetado até o momento é que o local de treinamentos seja próximo da Capital. A tendência é pela escolha de um resort localizado em Viamão, onde o próprio Inter, outros clubes brasileiros, a Seleção Brasileira e a equatoriana já se hospedaram.
Durante a pré-temporada alguns jogos-treino e amistosos devem ser marcados para dar ritmo de competição até a estreia no Gauchão, dia 15 de janeiro. Além do Estadual, o Inter ainda disputará no próximo ano, a Copa do Brasil, a Libertadores e o Brasileirão.