Com chances remotas de alcançar o líder Palmeiras e com uma vaga garantida na fase de grupos da Libertadores, o Inter ainda tem um objetivo no Brasileirão. O time de Mano Menezes entra em campo nas últimas quatro rodadas para confirmar pelo menos o vice-campeonato.
Caso caso mantenha a sua atual colocação, o Colorado atingirá o recorde de vice-campeonatos na história do torneio. No momento, o posto é dividido com o Santos, com oito. Os torcedores vermelhos terminaram na posição imediatamente atrás do campeão em 1967 e 1968 (Torneio Roberto Gomes Pedrosa), 1987 (Módulo Verde), 1988, 2005, 2006, 2009 e 2020 (os quatro últimos na Era dos pontos corridos.)
Além do melhor posicionamento possível, o Inter busca rechear o caixa para a próxima temporada. Se terminar na segunda posição, o clube arrecadará R$ 42,7 milhões. Com 64 pontos e com o Athletico-PR na sexta colocação, com 51 pontos e 12 pontos em disputa, sabe-se que os colorados terminarão o torneio, no pior cenário, na quinta posição. A diferença de arrecadação com o prêmio dado pela CBF pode variar até R$ 6,7 milhões entre estas colocações, já que o quinto lugar embolsará 36 milhões.
Flamengo, Fluminense e Corinthians são os adversários na briga pelo vice-campeonato. Confira o que é preciso para ficar à frente de cada um deles.
Corinthians, o quinto colocado
A diferença para o Corinthians está em seis pontos. Caso os dois clubes terminem com a mesma pontuação, os corintianos levarão vantagem no número de vitórias. Para evitar a ultrapassagem dos paulistas sem depender do tropeço alheio, Mano e seus jogadores precisam somar mais sete pontos nos 12 restantes.
Fluminense, quarto colocado
Situação igual à do Corinthians. Também está seis pontos atrás do Inter. Em caso de pontuação igual, o Flu levará vantagem no número de vitórias. Para ficar à frente sem depender dos resultados do rival, os colorados precisam somar sete pontos dos 12 que faltam.
Flamengo, o terceiro colorado
A diferença aqui é menor. Três pontos separam o Inter dos campeões da Libertadores e da Copa do Brasil. Em caso de mesmo pontuação, o Flamengo levará vantagem no número de vitórias. Para se manter à frente do Rubro-negro sem necessitar de resultados paralelos, será preciso somar 10 pontos nos últimos quatro jogos. A vantagem é que o Fla, por já ter conquistado dois títulos grandes no ano, pode chegar nos últimos jogos desmobilizado.
A classificação
- 2º - Inter: 64 pontos
- 3º - Flamengo: 61 pontos
- 4º - Fluminense 58 pontos
- 5º - Corinthians: 58 pontos
Os jogos que faltam
Inter
- América-MG (F)
- Athletico-PR (C)
- São Paulo (F)
- Palmeiras (C)
Flamengo
- Corinthians (C)
- Coritiba (F)
- Juventude (F)
- Avai (C)
Fluminense
- Ceará (F)
- São Paulo (C)
- Goiás (C)
- Bragantino (F)
Corinthians
- Flamengo (F)
- Ceará (F)
- Coritiba (F)
- Atlético-MG (C)