A partida deste domingo (4) contra o Corinthians, na Arena Corinthians, pelo Brasileirão, marcará o reencontro do Inter com Yuri Alberto. O centroavante, vendido ao Zenit-RUS em janeiro e que teve o retorno ao Beira-Rio tentado pela diretoria gaúcha no meio deste ano, irá enfrentar o Colorado pela primeira vez desde sua saída.
O atacante disputou uma partida pelo Inter em 2022. Titular, ele marcou um dos gols na vitória por 2 a 1 sobre o Juventude, no Alfredo Jaconi, na estreia do Gauchão. Depois disso, viajou para a Rússia e teve sua venda para o Zenit confirmada por 25 milhões de euros. Em menos de dois anos de Beira-Rio, anotou 31 gols em 85 jogos – média de 0,3 gol por partida.
O começo de trajetória no futebol russo foi positivo. Yuri balançou as redes no segundo jogo como titular, diante do Rubin Kazan. No seguinte, marcou duas vezes contra o Kamaz. Ao todo, foram seis gols em 14 partidas e a conquista do Campeonato Russo.
As sanções da Uefa devido à guerra entre Rússia e Ucrânia, retiraram do Zenit a possibilidade de disputar competições europeias, o que levou o jogador a decidir deixar o futebol russo. O Inter tentou sua contratação. Mesmo diante das dificuldades financeiras, a diretoria colorada chegou a se aproximar dos valores oferecidos pelo clube paulista, mas Yuri acabou fechando com o Corinthians.
Para contar com o centroavante, o Corinthians cedeu o goleiro Ivan, de 25 anos, e o meia Gustavo Mantuan, de 21, para o Zenit. Ambos jogadores assinaram contrato de empréstimo de um ano, mas todos com valores fixados para a compra.
Poucos gols no Corinthians
Yuri foi apresentado com festa e apontado como o grande reforço do Corinthians para a Libertadores, mas pouco pôde fazer no confronto de quartas de final contra o Flamengo. Os paulistas foram derrotados nos dois jogos sem o centroavante sequer finalizar uma vez no gol ao longo dos 180 minutos.
Dos 12 jogos nos quais esteve em campo, Yuri passou em branco em 11 deles. Sua trajetória no Corinthians teve como ponto alto até aqui o jogo diante do Atlético-GO. Na partida de volta das quartas de final da Copa do Brasil, quando os paulistas precisaram virar o confronto após uma derrota por 2 a 0 na ida, o centroavante anotou três gols, e o Timão obteve a classificação com uma goleada de 4 a 1.
Jornalista do site Meu Timão, Lucas Faraldo ressalta que Corinthians iniciou uma tentativa de reconstrução depois da eliminação na Libertadores. Vitor Pereira passou a apostar na manutenção da maior parte das peças, e Yuri Alberto ganhou maior protagonismo juntamente com Roger Guedes ainda que os gols não estejam aparecendo.
— A saída do Willian deu um maior protagonismo para o Roger Guedes, mas também para o Yuri Alberto. Passada a eliminação na Libertadores, o Corinthians passou a ter um time titular que começa a ganhar entrosamento e vem crescendo — afirma.
O confronto entre Corinthians e Inter neste domingo (4) é uma briga direta por vaga no G-4. Os dois times têm os mesmos 42 pontos, mas os paulistas estão em quarto lugar por vantagem no número de vitórias – 12 a 11. Há possibilidade de o vencedor do jogo assumir a vice-liderança. Para isso, além dos três pontos no final de semana, será necessário contar com tropeços de Flamengo (2º) e Fluminense (3º).
Yuri Alberto com a camisa do Inter
- 85 jogos
- 31 gols
- 5 assistências
Yuri Alberto no Corinthians
- 12 jogos
- 3 gols