Anunciado como reforço do Inter em 28 de julho, o atacante Mikael segue sua rotina de treinamento para chegar à melhor forma física e ficar à disposição do técnico Mano Menezes. A expectativa do clube é de que em até duas semanas o jogador esteja liberado para atuar, possivelmente a partir do duelo com o Avaí, no dia 22, pela 23ª rodada do Brasileirão.
O atleta de 23 anos não entra em campo desde 20 de abril, quando ainda vestia a camisa da Salernitana e atuou nos 18 minutos finais da vitória sobre a Udinese, pelo Campeonato Italiano. Depois deste jogo, ele não foi utilizado em nenhuma das outras seis partidas disputadas pela equipe de Salerno até o fim da competição. Por isso, acabou emprestado ao clube gaúcho até julho de 2023.
Mikael chegou a se reapresentar para o início da nova temporada europeia mas, de acordo com a imprensa italiana, o afastamento foi definido por ele ter voltado do período de férias, no Brasil, acima do peso. Ele foi, inclusive, criticado publicamente pelo presidente do clube.
— Estava voltando de férias, sei que errei, mas também sei que perco peso rápido. Chegarei na minha condição física perfeita rápido. Estou quase 100%, em alguns dias estarei à disposição do professor — projetou o atacante em sua apresentação.
Mikael seguirá de fora dos jogos do Inter contra Melgar, pela Sul-Americana, e diante do Fluminense, pelo Brasileirão. Depois, poderá estrear na Ressacada, no dia 22, e terá pelo menos mais 15 jogos pelo campeonato nacional para disputar posição com Alemão e Braian Romero.