O técnico do Inter, Mano Menezes, tem hoje uma pequena "fartura" de zagueiros à disposição. Após a contratação de Igor Gomes e a recuperação de Roberto, o treinador conta com seis atletas para a posição, a maioria deles com potencial de crescimento para o próximo ano. Dois deles, porém, Gabriel Mercado e Rodrigo Moledo, têm contrato apenas até dezembro, e a situação de ambos é incerta para 2023.
Na atual temporada, Mercado e Moledo vêm se revezando no time titular ao lado de Vitão. Do ponto de vista técnico, ambos agradam ao técnico Mano Menezes e interessam para o próximo ano. Contudo, a idade elevada, o custo e a questão física geram incertezas e debate sobre uma eventual renovação dos dois.
Aos 34 anos, Rodrigo Moledo trata uma lesão na panturrilha direita e, desde que se recuperou de uma lesão grave no joelho direito, ainda não conseguiu ter uma sequência de jogos com a camisa colorada. Já Mercado tem 35 anos e também se encaminha para o final da carreira. A situação de ambos será analisada pela direção até o final do ano.
No mais, o Colorado está bem servido de zagueiros jovens e com potencial de crescimento, sobretudo para o próximo ano. Aos 22 anos, Vitão se consolidou como titular da zaga pela esquerda e está emprestado pelo Shakhtar-UCR até junho de 2023. Na mesma situação contratual está Kaique Rocha, 21 anos, que pertence à Sampdoria-ITA, e o clube já negocia a compra em definitivo.
Reforçam ainda o leque de zagueiros de Mano Menezes o jovem Igor Gomes, 21 anos, que veio do Barcelona e assinou até dezembro de 2023, e também Roberto, 24 anos, que está recuperado de uma grave lesão e é mais uma opção para a defesa colorada.
A eventual contratação de mais um zagueiro para 2023 dependerá do futuro de Mercado e Moledo e da performance dos demais defensores no restante da temporada. Por ora, contudo, o clube considera que está bem servido de opções para a posição.