O desejo do Inter em contratar Nahuel Bustos não é novidade. Indicado ainda no início do ano pelo técnico Alexander Cacique Medina, que o comandou no Talleres, o atacante voltou à pauta colorada nesta janela de transferências. No entanto, alguns entraves na negociação fazem com que a diretoria busque novas alternativas para a camisa 9.
— É um dos atletas onde existe uma negociação em andamento. Ela não é simples, porque envolve um atleta de potencial, jovem, que foi adquirido por um grande grupo, que tem a sua forma de gerir e conduzir as negociações. Mas existe um movimento de nossa parte. Não vou dizer que é inicial, mas existem conversações e, se for aderente às condições econômicas que o Internacional pode realizar, sem comprometer o trabalho que está sendo feito de equalização do plantel, de produtividade e rendimento, pode ter certeza que a gente vai continuar avançando e, se tudo andar bem, concretizar o negócio — explicou o diretor-executivo William Thomas em entrevista coletiva no último domingo (24), antes do jogo com o Palmeiras.
A principal dificuldade é o jogo duro proporcionado pelo Grupo City, dono do passe do atleta e que dirige o Manchester City, entre outros 10 clubes ao redor do mundo. Depois de comprar o atacante por 5,5 milhões de euros em 2020, os investidores desejam reaver o valor por meio de uma venda. No entanto, a proposta colorada é de empréstimo, com opção de compra. O mesmo pedido fez com que o River Plate, mais recentemente, desistisse do negócio e optasse pela contratação do colombiano Miguel Borja, ex-Grêmio.
Aliás, a interpretação no Beira-Rio é de que, caso não consigam negociá-lo agora, os investidores podem colocá-lo em outro clube do conglomerado. Um exemplo disso foi o que ocorreu com o também argentino Taty Castellanos, outro alvo colorado no início da temporada, que trocou o New York City, dos Estados Unidos, para assumir a vaga de Bustos no Girona-ESP. As duas equipes pertencem ao Grupo City.
Outra expectativa da direção colorada é que os investidores aguardem por uma proposta de venda até o fim da janela de transferências europeia, que se encerra no dia 1º de setembro na maioria dos países. Assim, caso não surja um interessado, ele possa ser emprestado.
O problema é que o Inter corre contra o tempo. Como o prazo de inscrição de novos jogadores na Copa Sul-Americana fecha no próximo sábado (30), o Colorado tem até sexta-feira (29) para regularizar possíveis reforços no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF.
Caso não desembarque em Porto Alegre agora, o atacante só poderia ser inscrito na semifinal do torneio continental. Mas, como a janela de transferências nacional se encerra no dia 15 de agosto, os dirigentes gaúchos se veem obrigados a abrir tratativas com outros atletas.
Quem também sonha com a contratação de Bustos é o próprio Talleres que, na próxima quarta-feira (3), começa a decidir as quartas de final da Libertadores contra o Vélez Sarsfield. Enquanto aguarda o desfecho desta novela, o jogador de 24 anos passa férias em Córdoba, na Argentina.