Quando chegou ao Inter, Mano Menezes priorizou um setor para melhora imediata: a defesa. O time colorado sofria muitos gols no início da temporada sob o comando de Alexander Medina e era necessário estancar o vazamento para que o novo comandante tivesse uma navegação tranquila à frente da equipe.
O sistema defensivo foi prioridade, já que o Inter chegou a ficar três jogos sem levar gols. O Colorado venceu o Fluminense e Independiente Medellín, ambos por 1 a 0, e empatou com o Avaí em 0 a 0. Agora, já são 19 partidas à frente do Inter: nove vitórias, oito empates e duas derrotas. Por enquanto, o ataque fez 33 gols e a defesa sofreu 17. Um aproveitamento de 61%.
Desde que assumiu o clube, Mano utilizou sete duplas de zagueiros diferentes: Mercado e Moledo; Bruno Méndez e Vitão; Moledo e Bruno Méndez; Bruno Méndez e Mercado; Mercado e Vitão; Moledo e Vitão; e Kaique Rocha e Moledo.
A mais utilizada foi Mercado e Vitão. Ambos atuaram juntos em nove jogos, sofreram 12 gols e têm um retrospecto de quatro vitórias, três empates e duas derrotas. A dupla se estabeleceu por conta da lesão de Rodrigo Moledo, que agora está totalmente recuperado e se candidata à titularidade.
Por isso, GZH convidou colunistas e comentaristas de Rádio Gaúcha para definir qual a melhor dupla à disposição do treinador colorado. Para Leonardo Oliveira, não há dúvidas: a dupla que mais atuou merece permanecer.
— A dupla de zaga do Inter é a que Mano Menezes elegeu como titular, Vitão e Mercado. Ela tem a vitalidade e a velocidade de Vitão e a casca e a liderança de um Mercado que disputou Copa do Mundo e tem rodagem suficiente para comandar o time desde trás. E Moledo? Moledo é um grande zagueiro, mas sua utilização precisará ser feita de forma comedida, pelas questões físicas. Digamos que é um ás que Mano tem na manga, para usar em momentos específicos ou mesmo urgentes, como foi contra o Colo-Colo — afirma.
Já Diogo Olivier pede a volta de Moledo ao sistema defensivo. Tudo para melhorar a bola aérea defensiva, que vem sendo o principal problema colorado.
— Moledo e Vitão, com este último pelo lado esquerdo. Vitão disse na chegada que joga pelos dois lados sem problema. Moledo é o melhor zagueiro do Beira-Rio. Com estes dois, a bola aérea defensiva, um dos calcanhares de Aquiles do Inter, se fortalece — define.