Em terceiro lugar na tabela de classificação do Brasileirão, o Inter encontrará na próxima rodada um adversário que traz boas lembranças para o Colorado. No domingo (19), às 18h, a equipe de Mano Menezes enfrenta o Botafogo, no Beira-Rio, pela 13ª rodada. Com 21 pontos, em caso de vitória, o clube gaúcho pode chegar até a vice-liderança.
Nos últimos cinco confrontos entre as duas equipes, a vantagem é totalmente colorada. São quatro vitórias e apenas uma derrota — ainda em 2018, e jogando fora de casa. O Inter marcou oito gols e sofreu quatro.
A última vez que os clubes jogaram foi em 2020, visto que o time carioca passou a temporada de 2021 na Série B. Naquele ano, foram dois jogos, com duas vitórias coloradas. No turno, no Rio de Janeiro, ainda sob o comando de Eduardo Coudet, 2 a 0, com gols de Thiago Galhardo e Boschilia.
No returno, o Fogão saiu na frente com gol de Pedro Raul, mas Patrick e Yuri Alberto viraram para o Inter. Aquela foi a primeira vitória de Abel Braga desde seu retorno ao Colorado e fez com que a equipe voltasse a entrar no G-4 da competição, iniciando uma arrancada que levou o time ao vice-campeonato do Brasileirão.
Em 2019, também duas vitórias do time gaúcho no Brasileirão. Em casa, 3 a 2 para o Inter, com gols de Lindoso, Edenilson e Nico López. Diego Souza e Marcinho descontaram para a equipe do Rio de Janeiro. Na antepenúltima rodada do torneio, triunfo no Rio de Janeiro. Guerrero marcou o solitário gol colorado.
A última derrota colorada para o Botafogo foi em 2018 pelo returno do Brasileirão. Jogando no Engenhão, o Inter sofreu um gol aos 42 minutos do primeiro tempo. Erick marcou o gol dos adversários. A partida acabou com duas expulsões no Colorado. Moledo e Wellington Silva foram expulsos no fim do jogo.