Depois de somar quatro pontos dos seis disputados no estado de São Paulo, o Inter volta ao Beira-Rio para enfrentar o Flamengo pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida marcada para as 21h deste sábado (11) pode colocar o clube no G-6 do Brasileirão.
Se vencer, o Inter certamente dormirá entre os seis primeiros e irá esperar o complemento da rodada para ter a confirmação da permanência no G-6. Diante do Flamengo, o Colorado vai defender a sua invencibilidade de dois meses, completada na sexta-feira.
Contando Brasileirão e Sul-Americana, são 14 jogos sem derrota, 12 deles sob o comando de Mano Menezes. Neste sábado, porém, o treinador viverá situação inédita. Será a primeira vez que ele não poderá contar com Edenilson, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
Edenilson foi utilizado na maior parte da era Mano Menezes aberto pelo lado direito. No empate com o Santos, na Vila Belmiro, no entanto, o camisa 8 voltou a jogar como volante formando uma dupla com Gabriel. Isso tudo aumenta o leque de opções para o substituto.
Como Wanderson retorna após cumprir suspensão, Carlos de Pena pode voltar a jogar como volante. Dessa forma, o substituto de Edenilson seria um jogador para atuar pelo lado direito. Maurício e Pedro Henrique são os mais cotados nesse cenário.
O potencial técnico do Flamengo, mesmo em crise, porém, pode levar Mano a repetir a dupla de volantes com Gabriel e Rodrigo Dourado usada contra o Bragantino. Nessa possibilidade, De Pena jogaria aberto pelo lado esquerdo com Wanderson passando a ser o extrema pela direita. O comando do ataque também tem dúvida. Sem balançar as redes desde 9 de março, David pode perder a vaga para Alemão.
O Inter também tentará quebrar um pequeno tabu no Beira-Rio. Se defende uma longa invencibilidade de dois meses, o Colorado tem como ponto negativo o fato de ainda não ter vencido em casa com Mano Menezes pelo Brasileirão. O clube recebeu Avaí, Corinthians e Atlético-GO e todos os encontros terminaram empatados.
Mesmo com horário de 21h e o frio, com temperatura abaixo de 10ºC prevista para Porto Alegre, o Inter espera um público de 25 mil torcedores para apoiar o time. Após o empate com o Santos, Mano convocou a torcida transformar o Beira-Rio em um aliado do time:
— Nós precisamos fazer da nossa casa um ambiente favorável para a gente e ruim para os nossos adversários. Então, queria pedir primeiro para o torcedor. Depois do jogo, se nós não fizermos um jogo que agrade e mereça crítica, que ele nos vaie. Mas, durante os 90 minutos, nós precisamos muito dele. Principalmente em jogos contra adversários desta envergadura.
Em 14º lugar na classificação e em uma profunda crise que determinou a queda de Paulo Sousa, o Flamengo sequer teve um treinamento comandado por Dorival Jr. O encontro entre o novo treinador e os jogadores foi marcado direto para Porto Alegre depois de Mário Jorge, técnico do sub-20, comandar uma atividade sem definição de time em Atibaia, onde o Rubro-Negro ficou concentrado depois da derrota para o Bragantino.