Mano Menezes, 59 anos, é o novo técnico do Inter. O acerto foi oficializado pela direção colorada na noite desta terça-feira (19). Ele chega para substituir Alexander Medina, demitido na última sexta-feira (15), e tem contrato até dezembro de 2022.
Após conversas por telefone com o coordenador técnico Paulo Autuori, Mano Menezes esteve reunido com o executivo de futebol do Colorado, William Thomas, para tratar dos detalhes do contrato. Ele chegará acompanhado do auxiliar Sidnei Lobo. Ex-técnico da Seleção Brasileira, Mano Menezes estava sem clube desde setembro, quando deixou o Al-Nassr, da Arábia Saudita.
Gaúcho de Passo do Sobrado, Luiz Antônio Venker Menezes foi técnico das categorias de base do Inter entre 2000 e 2002. Destacou-se no cenário estadual ao conquistar o segundo turno do Gauchão pelo Guarani-VA, em 2002.
Dois anos depois levou o 15 de Novembro, de Campo Bom, às semifinais da Copa do Brasil. Mano chegou ao Grêmio em 2005, depois de disputar a Série B pelo Caxias. Com o Tricolor também na Segunda Divisão, conquistou o acesso na dramática Batalha dos Aflitos. Em 2007, levou os gremistas ao vice-campeonato da Libertadores.
O vice continental fez Mano Menezes chamar a atenção fora do Estado. Mesmo novamente com Série B pela frente, o técnico aceitou oferta do Corinthians e assumiu o clube em 2008. No time paulista, Mano conquistou o título da Segunda Divisão naquela temporada e a Copa do Brasil no ano seguinte, com Ronaldo no ataque e derrotando o próprio Inter na decisão. Na sequência, com a demissão de Dunga e a recusa de Muricy Ramalho, aceitou proposta da CBF e assumiu a Seleção Brasileira após a Copa do Mundo de 2010.
Sem Eliminatórias da Copa, já que o Brasil estava classificado para 2014 por ser país-sede, os principais desafios do técnico na Seleção foram Copa América 2011 e Jogos Olímpicos 2012. No primeiro, uma decepcionante eliminação para o Paraguai, nos pênaltis, nas quartas de final. No ano seguinte, derrota para o México na decisão e apenas a medalha de prata.
Em 2013, Mano teve rápida passagem pelo Flamengo. Depois, conduziu o Corinthians ao quarto lugar no Brasileirão. O técnico voltou a levantar taças no Cruzeiro, que comandou em 2015 e entre 2016 e 2019.
Na Raposa, ele conquistou a Copa do Brasil em 2017 e 2018. No ano seguinte, porém, deixou o clube após uma campanha de zona do rebaixamento. Ainda em 2019, terminou o ano no Palmeiras.
No Exterior, Mano Menezes também comandou o Shandong Luneng, da China, em 2016, e o Al Nassr, da Arábia Saudita, entre 2020 e 2021.