O Inter foi recebido com um presente de aniversário logo na chegada a Manta-EQU, para a estreia na Copa Sul-Americana. Tão logo a delegação colorada desembarcou na concentração, no início da madrugada desta terça (5), os gaúchos encontraram um grupo de dirigentes do 9 de Octubre, adversário desta quarta (6), com uma torta em mãos. O bolo, comemorativo aos 113 anos do clube celebrados nesta segunda (4), foi entregue em mãos ao presidente Alessandro Barcellos.
— Muito obrigado pela recepção. Ficamos muito felizes com a homenagem. Teremos outra partida em Porto Alegre, onde também receberemos vocês com muito carinho — agradeceu o mandatário colorado.
O bolo tinha a cobertura vermelha com o desenho do símbolo do Inter contornado por uma borda de chantilly, além de uma plaquinha com os dizeres "Parabéns" e "113 anos", escritos em português. A entrega foi feita pela vice-presidente do clube equatoriano, Rosa Gomez, pelo diretor de comunicação Galo Alvarez e pela assessora de imprensa, Soledad Patiño.
— Sempre gostamos de receber bem os nossos adversários para que eles se sintam bem em nosso país. Hoje pela manhã, porém, descobrimos que era aniversário do Inter. Então, providenciamos às pressas um bolo com o símbolo do clube. Afinal, somos rivais só no campo — disse Alvarez à GZH.
Além da comitiva do 9 de Octubre, não havia mais torcedores e nem mesmo curiosos acompanhando a chegada colorada. Afinal, como o time da casa é de Guayaquil, a partida desta quarta (6) não gera muita mobilização na comunidade de Manta. Após o presente de aniversário, os jogadores foram jantar em uma sala anexa do hotel e, na sequência, partiram rumo aos seus quartos para descansar, após uma longa viagem de aproximadamente 10 horas.
Na lista de relacionados pelo técnico Alexander Medina, a novidade foi a presença do uruguaio Carlos de Pena. Contratado do Dinamo de Kiev-UCR, o atacante ficará no banco de reservas e pode fazer a sua estreia com a camisa colorada. A equipe para a estreia na Sul-Americana foi definida por Medina nos treinos fechados ainda em Porto Alegre. Os principais desfalques no time titular são o lateral Moisés, com uma lesão ligamentar no joelho direito, e o atacante David, com lesão muscular.
O provável time colorado para a partida contra o 9 de Octubre tem: Daniel; Bustos, Bruno Mendez, Kaique Rocha e Liziero; Gabriel e Johnny; Mauricio, Edenilson e Taison; Wesley Moraes.
Também estão relacionados em Manta os goleiros Keiller e Emerson Junior, os zagueiris Rodrigo Moledo e Gabriel Mercado, os laterais Heitor, Paulo Victor e Thauan Lara, o volante Rodrigo Dourado, os meias Boschilia e Lucas Ramos e os atacantes Caio Vidal, Carlos De Pena, Alemão e Matheus Cadorini.
O zagueiro Victor Cuesta ficou fora da viagem ao Equador por conta de um quadro de gastroenterite. Porém, mesmo em condições, o argentino seria reserva por opção técnica. Também foram vetados pelo departamento médico o meia D'Alessandro, com um entorse no tornozelo direito, e os atacantes Gustavo Maia, com um quadro de virose, e Wanderson com edema muscular.
9 de Octubre e Inter enfrentam-se nesta quarta (6), às 21h30min (horário de Brasília) no Estádio Jocay, em Manta.