Um mês depois de ter a prisão decretado pela Vara de Família do Foro Regional da Tristeza, em Porto Alegre, Maurides, ex-atacante do Inter, segue em débito com o pagamento da pensão alimentícia de sua filha de oito anos. Como o jogador atua no Radomiak Radom, da Polônia, por ora, não corre risco de ser preso. Porém, de acordo com o mandado, de cumprir uma pena de 30 dias em regime fechado caso viaje para o Brasil.
Nesta hipótese, o jogador de 28 anos terá seu passaporte retido e será encaminhado diretamente para o local onde terá de cumprir a pena. A hipótese de ele ser preso em território polonês é mínima, ainda que Brasil e a Polônia sejam signatários da Convenção de Haia, acordo que permite a detenção em território estrangeiro. O trâmite pode ser tão demorado e burocrático que, muitas vezes, permite ao devedor deixar o país em meio ao processo, que se tornaria sem validade.
Advogado de Maurides, Leonel Falcão não revela o valor da dívida. Mas argumenta que existem divergências em relação ao pleiteado por quem defende os interesses da filha:
— Trata-se de um processo que tramita sob o abrigo do segredo de Justiça, razão pela qual a ninguém é permitido divulgar qualquer informação mais detalhada. A bem da verdade, há um debate travado em razão da diferença entre os valores pleiteados e os que, no nosso entendimento, são efetivamente devidos. Esta matéria será, em momento oportuno, objeto de apreciação judicial, seja pelo primeiro grau de jurisdição, seja pelos tribunais superiores — esclareceu.
Thiago Almeida, advogado que representa os interesses da filha, alegou a questão do segredo de Justiça para não passar informações sobre a ação.
Caso antigo
Esta não é a primeira vez que o atacante enfrenta problemas devido ao pagamento da pensão alimentícia. Em 2018, Maurides também viu emitido um mandado de prisão com seu nome. À época, o jogador também estava em débito em relação aos pagamentos. Em 2017, o jogador teve o passaporte bloqueado e foi impedido de sair do Brasil até a quitação da dívida.
No ano seguinte, a situação se repetiu. Conforme nota do site do Tribunal de Justiça, publicada na época, já havia sido determinada uma multa de R$ 9 mil, mas o atleta "deixou novamente de efetuar o pagamento".
Revelado pelo Inter, Maurides defende equipes do Exterior desde 2016. Seu primeiro clube foi o Belenenses. Em 2018, chegou ao CSKA Sofia. Ainda atuou no futebol chinês pelo Changchun Yatai. Em 2021, foi contratado pelo Radomiak Radom. Em 28 partidas na atual temporada, marcou cinco gols.