Apesar de ter comandado o treino desta terça-feira (15) com portões fechados no CT Parque Gigante, o técnico Alexander Medina não deve apresentar surpresas no Gre-Nal do próximo sábado (19), válido pelo jogo de ida da semifinal do Gauchão. A tendência, inclusive, é de apenas uma mudança em relação ao clássico disputado há uma semana, em que o Inter venceu por 1 a 0, com gol de David: na lateral esquerda.
Sem Moisés, que teve uma ruptura parcial do ligamento do joelho direito e só voltará a atuar no Brasileirão, Paulo Victor vira a principal opção do elenco. Até agora, os dois jogadores disputaram sete partidas pelo Gauchão, com o antigo titular tendo aparecido na escalação inicial em seis delas e atuado por mais minutos (529 contra 424).
— Vamos ajustar durante a semana para definir as melhores opções. Na esquerda, Paulo Victor está crescendo com o dia a dia. Não foi o melhor jogo de alguns dos nossos jogadores, mas durante a semana tentaremos algo mais sólido — avaliou o treinador colorado após o empate com o Guarany-Ba.
Apesar de ter sido um dos alvos de vaias dos torcedores recentemente, Moisés é apontado no Beira-Rio como uma das lideranças do vestiário e importante na recomposição defensiva da equipe. Entretanto, na comparação com o seu reserva imediato, ele tem uma leve desvantagem em alguns números.
De acordo com o site Footstats, ao longo do campeonato estadual, ambos aparecem empatados nos desarmes (7) e rebatidas (19). Porém, como Paulo Victor permaneceu em campo por menos tempo, sua média em ações defensivas é superior.
Da mesma forma, seu aproveitamento em cruzamentos é melhor. No total, dos 20 levantamentos para a área rival, cinco foram bem sucedidos. Moisés, por sua vez, acertou seis cruzamentos de 28 tentativas.
Já o camisa 20 apresenta números superiores na participação ofensiva, tendo finalizado três vezes contra os rivais (sendo uma delas na direção do gol, justamente contra o Grêmio), enquanto seu substituto finalizou uma vez e para fora. Da mesma forma, o lateral mais experiente tem maior número de assistências para finalizações: seis contra três.
Confira a comparação dos números de Moisés e Paulo Victor:
Moisés x Paulo Victor
Jogos: 7 (6 como titular) x 7 (5 como titular)
Minutos: 529 minutos x 424 minutos
Passes: 278 (39,7) x 215 (30,7)
Assistência para finalização: 6 x 3
Finalizações: 3 (1 no gol) x 1 (nenhuma no gol)
Cruzamentos: 28 (6 certos) x 20 (5 certos)
Dribles: 3 x 3
Desarmes: 7 x 7
Interceptação: 2 x 1
Rebatidas: 19 x 19
Faltas cometidas: 15 x 12
Faltas recebidas: 4 x 9
Perda de posse de bola: 19 x 22