Em reformulação no elenco para o restante da temporada, o Inter já alcançou o patamar anunciado pela gestão pelo aproveitamento de jovens jogadores das categorias de base. A ideia era que 40% do plantel fosse formado, no final do mandato, em 2023, por atletas criados no clube. Atualmente, a porcentagem supera o projetado anteriormente.
Segundo o presidente Alessandro Barcellos, após vencer o pleito em dezembro de 2020, o grupo deveria subir o número de jovens de 34% para cerca de 40%. Para isso, o Colorado tratou de qualificar os métodos de lapidação e melhorar as condições do CT de Alvorada, por exemplo.
— O aproveitamento das categorias de base, isso tem que ser política permanente. Temos que traçar metas, contratar profissionais com este perfil e dar a eles objetivos e cobrança pelos resultados aconteçam — ressaltou Barcellos na primeira manifestação após eleito.
Gustavo Grossi, executivo responsável pela pasta, tem o trabalho elogiado, além dos dirigentes políticos que já foram cotados para integrar o departamento. O trabalho é integrado entre o CT Parque Gigante e o ambiente da região metropolitana. É frequente a convocação de promessas para completar as atividades das comissões técnicas do time principal. Na última sexta-feira (25), Jhonatan Kauan e Samuel foram observados por Alexander Medina.
O próximo passo é iniciar a construção da sede que futuramente aproximará fisicamente as categorias, em Guaíba. Em conversa com aliados, o tema foi novamente abordado. O projeto envolve inicialmente a ida da base e, posteriormente, a equipe profissional.
Segundo levantamento de GZH, são 37 jogadores no site do Inter. Destes, 16 tiveram passagem na base do clube, ou seja, a porcentagem chega a 43,2%.
Além das crias coloradas, a comissão técnica também tem à disposição jogadores trazidos com idade sub-23 como Bruno Méndez, Kaíque Rocha, Gustavo Maia, Bruno Gomes, Paulo Victor, Alemão e Maurício . Todos prospectados para render no Beira-Rio, mas para deixar lucro com futuras transferências.
Nas próximas semanas, o Inter deve avançar no mercado de transferências por mais reforços. O conceito é tentar atletas com mais bagagem. Em contrapartida, jovens podem ser repassados para ganhar minutos em outras equipes. A reformulação deve seguir com a saída de experientes como Cuesta e Dourado.
Confira os jogadores formados no Inter:
- Anthoni
- Daniel
- Keiller
- Emerson Junior
- Tiago Barbosa
- Heitor
- Mazetti
- Thauan Lara
- Dourado
- Johnny
- Lucas Ramos
- Matheus Dias
- Caio Vidal
- Cadorini
- Nicolas
- Taison