Ainda que não tenha sido feita a reformulação esperada no elenco, o Inter chegará para o Gre-Nal 435 com muitas caras novas. Entre titulares e postulantes a um lugar no time do também estreante do clássico Alexander Medina, o Colorado conta com até oito atletas que poderão enfrentar o Grêmio pela primeira vez vestindo a camisa vermelha.
Ele conta tem os seis jogadores contratados pelo Inter para esta temporada mais Kaique Rocha e Matheus Cadorini. Os dois até ficaram no banco, mas não foram utilizados pelo técnico Diego Aguirre no último Gre-Nal do Brasileirão, vencido pelo Colorado por 1 a 0, com o gol de Taison. Dos reforços, Bruno Gomes é que tem menor chance de atuar no sábado. Isso porque o Inter conta com outros sete volantes no plantel, e ele ficou fora do banco na derrota para o São José, no último domingo.
Situação inversa vive Fabricio Bustos. O argentino teve o nome divulgado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF nesta quarta-feira (23) e está liberado para estrear, algo que era esperado pela comissão técnica, que planeja escalá-lo como titular no sábado. Embora não dispute uma partida oficial desde novembro, o lateral-direito realizou todo o período de pré-temporada com o Independiente e está bem fisicamente.
Próximo do seu primeiro Gre-Nal, Bustos viveu na Argentina um clássico com semelhanças ao maior jogo do futebol gaúcho. Pelo Independiente, ele encarou o Racing em cinco oportunidades como profissional e teve um histórico levemente negativo, conquistou duas vitórias e sofreu três derrotas.
— Bustos foi dos melhores nomes do Independiente desde o título da Copa Sul-Americana, em 2017, até a sua saída. Sempre foi um jogador de muita chegada ao ataque, que deu ao Independiente sempre uma ajuda ofensiva com diferentes técnicos. Ainda que tivesse alguma dificuldade defensiva, algo que até melhorou com o tempo, sempre mostrou muita personalidade nas partidas e também nos clássicos — conta Sebastián González, do portal Muy Independiente.
Outro provável titular de Medina no Gre-Nal é o volante Gabriel, que foi poupado na derrota para o São José. O jogador, com passagem por grandes clubes do Brasil, como Corinthians, Palmeiras e Botafogo, sabe como funcionam os clássicos. Volante de marcação, ele deixou o Timão com uma marca importante nesse tipo de jogo: fez gols nos três principais rivais paulistas.
— O Gabriel é um cara que sente muito os clássicos no sentido positivo, que sabe que é um jogo diferente. Ele nunca foi um atleta que levou o jogo contra o Palmeiras, e mesmo São Paulo e Santos, de uma maneira natural. Ele tinha noção de que aquela partida poderia ser marcante. Dentro dessa maneira que levou ao longo dos anos conseguiu algo raro, que é um jogador do Corinthians fazer gols nos três rivais. Ele marcou um gol em cada, algo que até alguns grandes atacantes do Corinthians não conseguiram. O Tevez, por exemplo, fez gols em Santos e Palmeiras, mas não fez no São Paulo — recorda Rodrigo Vessoni, do site Meu Timão.
Dois únicos reforços contratados para o ataque até o momento, Wesley Moraes e David têm as escalações no Gre-Nal em dúvida. O camisa 9 por ter sofrido uma pancada no empate com o Brasil-Pel, que o deixou fora da partida contra o São José. Já David porque não tem a titularidade certa no time de Medina. Contra o Xavante, por exemplo, ele iniciou no banco com a linha de três meias sendo formada por Edenilson, Taison e Mauricio. David também é opção para jogar de centroavante caso Wesley não tenha condição de atuar no final de semana.
Wesley está pela primeira vez jogando no futebol brasileiro e não chegou a disputar nenhum clássico em sua passagem mais recente pelo Brugge-BEL e no período de Aston Villa. Em sua primeira passagem pelo clube belga, porém, ele teve um bom retrospecto em clássicos. Não perdeu e anotou dois gols diante do rival local, o Cercle Brugge, e balançou as redes três vezes diante do Anderlecht, no maior clássico do futebol belga. Essas partidas foram disputadas entre 2018 e 2019.
Já David tem uma lembrança positiva recente. No ano passado, ele marcou dois gols na goleada de 3 a 0 que o Fortaleza aplicou sobre o Ceará para eliminar o rival da Copa do Brasil.
Outros postulantes a estrear no clássico, Kaique Rocha ainda disputa uma vaga com Bruno Méndez na zaga enquanto Liziero deverá ser opção apenas para o decorrer da partida. Já Matheus Cadorini ainda tenta garantir um lugar no banco. Isso não significa que eles não possam terminar o sábado como protagonistas. Porque em Gre-Nal a oportunidade pode aparecer até de forma inesperada e é importante estar preparado.