Com gol polêmico, as Gurias Coloradas foram eliminadas pelo Real Brasília, na Supercopa do Brasil feminina. Em jogo único, nesta sexta-feira (4), o time do Distrito Federal venceu com gol marcado por Geovana Alves, em lance que gerou reclamações do Inter. Agora, o time do Distrito Federal aguarda pelo vencedor de Corinthians e Palmeiras, que entram em campo no domingo (6), às 10h30min. A decisão da semifinal está marcada para o dia 9 de fevereiro. O Colorado, por sua vez, irá intensificar a preparação visando a próxima competição. O Brasileirão feminino, a partir do dia 6 de março.
O duelo de estreia da Supercopa colocou frente a frente times que estão na Série A do Brasileirão Feminino, além de serem os atuais campeões em seus Estados. Em relação ao elenco que ergueu a taça do Gauchão 2021, o Inter teve diversas mudanças. Na primeira escalação, três das sete novas contratações começaram com titulares: a lateral Capelinha e as meio-campistas Zóio e Duda Sampaio.
Valendo a vaga nos 90 minutos e com as atletas estreando na temporada, o ritmo de jogo começou com estudo entre as equipes, que tentavam a criação de jogadas, mas com erros na troca de passes, o que impedia uma conclusão mais efetiva ao gol nos primeiros minutos. As tentativas de ataque do Inter era feitas especialmente pelo lado esquerdo de ataque, com Millene e Fabi Simões, tanto com a bola no chão, como em lançamentos. A primeira chance mais clara veio aos 11 minutos. No cruzamento de Capelinha para dentro da pequena área, Bruna Benites tentou a finalização de cabeça na segunda trave, mas a goleira Dida conseguiu a vantagem no desvio.
Com presença maior no ataque, as Gurias Coloradas resolveram arriscar de longe com Duda Sampaio. Contratada junto ao Cruzeiro nesta temporada, a camisa 10 tentou a conclusão, mas o chute ficou nas mãos da goleira do Real. Também tentando a conclusão da entrada da grande área, o Real Brasileira chegou aos 26 minutos, pela primeira vez. Mas o chute foi fraco, sem grande susto a goleira May, escolhida pelo técnico Maurício Salgado para ser a nova titular da meta colorada.
Usando da velocidade da dobradinha entre Millene e Fabi Simões, que atuavam juntas pela primeira vez, a equipe colorada deu trabalho à goleira Dida aos 30 minutos. Em contra-ataque rápido, Millene deu passe para Fabi nas costas da defesa, a camisa 7 saiu cara a cara com Dida, que conseguiu evitar a finalização. As tentativas ofensivas das Gurias Coloradas foram paradas por diversas vezes por faltas. Somente na etapa inicial, duas atletas foram amareladas do Real, a atacante Carol Gomes e a volante Sassá. A zagueira Sorriso, do Inter, também foi advertida com cartão,
Já aos 47 minutos, faltando um minuto para o fim do primeiro tempo, o Real Brasília surpreendeu, em lance polêmico. Na arrancada pelo lado direto de ataque, Roberta foi até a linha de fundo e fez o cruzamento rasteiro para a pequena área, e Geovana apareceu para concluir e botar o time do Distrito Federal na frente. Houve reclamação por parte do Inter. Antes de conseguir o cruzamento, Geovana atingiu Djeni no rosto, mas a arbitragem validou o lance. O primeiro tempo terminou com vantagem do Real por 1 a 0.
Precisando reverter o marcador, o Inter voltou do vestiário com mudanças no setor ofensivo. Mayara, que atou pelo Grêmio na temporada passada, entrou no lugar de Zóio, e Mileninha deu vaga à Lelê, contratada junto ao Avaí Kindermann.
As mudanças de Maurício Salgado provocaram efeito logo aos 4 minutos do segundo tempo. Caindo pelo lado direito de ataque, Lelê, de perna direita, invadiu a grande área e chutou forte. A bola passou por cima do travessão, levando perigo ao gol do Real Brasília. Lance que aumentou a voz da torcida que vinha das arquibancadas do Beira-Rio. Na combinação de troca de passes, Mayara pifou Duda dentro da pequena área, que chutou finalizando. O chute forte obrigou a goleira Dida a fazer grande defesa, mas a jogada acabou sendo invalidada pela arbitragem, aos 13 minutos.
Em ritmo intenso de jogo, Millene levou o Inter ao ataque em duas oportunidades claras . Na primeira, a conclusão da entrada da grande área, acertou o travessão. Na segunda chance, entrou Mayara, que não acertou o gol. A ex-atleta gremista, nos minutos seguintes, recebeu nova oportunidade marcar. Em jogada de Fabi Simões, pelo lado direto, o cruzamento encontrou Mayara, mas a defensora do Real salvou a conclusão que tinha como endereço o gol.
Já chegando à etapa final, só dava Gurias Coloradas no ataque, tanto pelo alto como em jogadas trabalhadas. Aos 28 minutos, em bola alçada para área com Djeni, o gol ficou livre, com a goleira Dida batida no lance, mas o Inter não conseguiu empurrar para as redes. O Real Brasília respondeu no que foi a segunda melhor chance na partida. Em lance de fora da área, Petra arriscou e a bola passou por cima da meta defendida por May.
Em busca do marcador, Belinha, Isa Haas e Eskerdinha ainda ingressaram depois dos 30 minutos, nas trocas efetuadas por Maurício Salgado, com as saídas de Capelinha, Djeni e Millene.
As Gurias Coloradas não desistiram do placar até os últimos minutos, mas a parte física, pelo início de temporada, era mais um adversário a ser superado. Já aos 44 minutos, a incansável Fabi Simões arrancou pelo lado direito, foi até a linha de fundo e cruzou. Isa Haas conseguiu o desvio de cabeça, mas Dida apareceu para fazer a defesa e impedir novamente o gol colorado.
Aos 47 minutos, veio a oportunidade novamente com a bola parada. Na falta a um passo da grande área, Fabi Simões ergue na área, mas o desvio saiu por cima do gol. Pelo lance faltoso na camisa 7 do Inter, Rafa Soares recebeu o segundo amarelo e foi expulsa. Nem mesmo os cinco minutos de acréscimos permitiram que o Inter conseguisse vencer a teimosia da bola não balançar as redes. A derrota por 1 a 0 encerrou a luta do primeiro título da temporada, no estádio Beira-Rio.
Na saída de campo, a experiente zagueira Sorriso destacou que agora trabalho será de intensificar a preparação visando as próximas competições.
— Sabíamos que poderíamos dar mais. Tínhamos pouco tempo de trabalho, mas não é desculpa. Sabemos que precisarmos evoluir e melhorar — apontou a defensora.
SUPERCOPA FEMININA - QUARTAS DE FINAL - 4/2/2022
INTER (0): Mayara; Capelinha (Eskerdinha), Bruna Benites, Sorriso e Isabela; Zóio (Maiara), Djeni (Haas) e Duda; Fabi Simões, Millene (Biazinha) e Milleninha (Lelê).
Técnico: Maurício Salgado.
REAL BRASÍLIA (1): Dida; Roberta (Laíne), Rafa Soares, Isabela Melo e Bruna Natieli; Petra, Sassá e Gaby Soares (Thais Lemos); Marcela Guedes (Dany Helena), Geovana Alves e Carol Gomes (Maria Dias).
Técnico: Adilson Galdino.
GOLS: Geovana Alves, aos 46’/1ºT (R).
CARTÕES AMARELOS: Sorriso e Duda (I). Carol Gomes, Rafa Soares, Geovana Alves e Sassá (R).
CARTÕES VERMELHOS: Rafa Soares (R).
ARBITRAGEM:Jonathan Vivian apita, auxiliado por Luiza Reis e Ariela Duarte. Quarto árbitro: Francisco Soares Dias.
LOCAL: Beira-Rio, em Porto Alegre.
PÚBLICO E RENDA: 1.627 (Pagantes 1.148). Renda: R$ 10.960,00