O Inter terá pela frente o Flamengo na segunda fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Mas, acalme-se, torcedor. Ainda não será o duelo entre dois dos maiores campeões do torneio. O Flamengo em questão é o de São Paulo, mais precisamente da cidade de Guarulhos, que embora seja a segunda maior em população no Estado, não tem toda essa tradição no futebol.
A partida será realizada às 19h30min desta quinta-feira (13), no estádio Nogueirão, em Mogi das Cruzes, onde o Inter mandou seus jogos na primeira fase — e venceu todos. O técnico João Miguel deve mandar a campo um time com Lucas Flores; Bernardo, João Pedro, Tiago Guth (Ryan) e Lucas Ryan; Bizescki e Gustavo; Pedrinho (Estêvão), Allison e Jonathan (Rangel); Lucca.
Mas do outro lado estará um rival ainda invicto no torneio. Nas três partidas da etapa de grupos, foram dois empates e uma vitória. A classificação veio com gol aos 44 minutos do segundo tempo, no empate em 1 a 1 com o Avaí, na terça-feira. O técnico da equipe paulista, Raphael Laruccia, reconhece a dificuldade de enfrentar o atual campeão brasileiro e da própria Copinha, mas espera surpreender a equipe gaúcha.
— Para nós é um prazer enfrentar o Inter numa fase eliminatória da Copa São Paulo. Um dos clubes mais tradicionais e vencedores do futebol brasileiro. Sabemos que vai ser muito difícil, mas temos o desejo de surpreender e fazer um bom jogo. Somos cientes da dificuldade, mas não vai faltar dedicação, vontade e entrega. Se for suficiente para conseguir surpreender, ficaremos muito felizes — afirmou o treinador.
A equipe de Guarulhos costuma atuar no 4-3-3 quando ataca, mas na fase defensiva se fecha com uma linha de cinco, em um 5-4-1, com um dos volantes se aproximando mais dos zagueiros e os extremas compondo o meio-campo. Contra o Inter, a tendência é de que o Flamengo-SP atue com três volantes, buscando a velocidade dos atacantes de lado nos contra-ataques.
— O Flamengo costuma ser muito intenso no início das partidas, com uma marcação mais alta e forçando o adversário a sair com a bola longa. Mas imagino que, enfrentando o atual campeão da Copinha e campeão brasileiro da categoria, o time vá atuar o tempo inteiro de uma forma reativa — destaca o jornalista Guilherme Gomes, que acompanha o dia a dia do time de Guarulhos.
Entre os principais nomes da equipe estão o zagueiro Paulo Sérgio, que saiu lesionado do jogo contra o Avaí e é dúvida para o jogo desta quinta-feira, o extrema Ronald, veloz e habilidoso, e o atacante Vitinho, que tem dois gols na Copa São Paulo.
— O elenco de 2022 do Corvo (como é conhecido o Flamengo-SP) é um dos melhores que a categoria já teve em toda sua história. O grande destaque do time é o atacante Vitinho, que marcou os dois únicos gols do Flamengo na competição. O jogador atuou em todo Campeonato Paulista no ano passado, mas iniciou a Copa São Paulo no banco de reservas. O centroavante continua sendo a esperança de boas atuações — relata João Victor Fortunato, narrador da FPF TV que acompanhou os jogos da equipe na fase de grupos.
O provável time do técnico Raphael Laruccia tem Tiago; Juan, Paulo Sérgio (Rafinha), Renan e Arthur; Neposiano, Passari e Breno; Ronald (Fernando), Vitinho e Felipe.
Ainda que dispute a quarta divisão do Paulistão, o Flamengo de Guarulhos é tradicional nas categorias de base. O atacante Rwan Seco, destaque do Santos na Copinha, é cria do clube da Região Metropolitana de São Paulo. Foi vendido, em 2020, após boas atuações na Copinha. O melhor resultado do time no torneio, porém, foi em 2014, quando avançou até as oitavas de final e acabou eliminado pelo Atlético-MG.
Em 2008, Inter e Flamengo-SP se enfrentaram na fase de grupos da competição. O time gaúcho venceu por 2 a 0 e avançou à etapa eliminatória. Os destaques da equipe colorada eram o meia Tales e o atacante Walter, e o time chegou até a semifinal, mas foi eliminado nos pênaltis pelo Rio Branco de Americana. Neste ano, quem passar de fase enfrenta o ganhador de Avaí e Portuguesa, que ocorre às 15h.