Embora tenha oscilado no desempenho durante a sua passagem pela equipe principal do São Paulo, o volante Liziero, novo reforço do Inter, ainda é visto com um grande potencial dentro do clube paulista. Para Pedro Smania, coordenador das categorias de base do Tricolor, que conhece o atleta de 23 anos desde criança, a passagem pelo Estádio Beira-Rio pode ajudá-lo a se consolidar na carreira.
— Na geração 98 do São Paulo, ele sempre foi muito influente na qualidade técnica. Sempre foi avaliado com o potencial perto do Éder Militão, em relação a retorno desportivo e financeiro para o clube. Se as peças se encaixarem na maneira necessária, ele tem tudo para ser um destaque do Inter. Mas essa é a projeção no papel, é necessário do dia a dia que as coisas se encaixem — disse Smania, em entrevista ao Show dos Esportes, na Rádio Gaúcha.
Natural de Jales, no interior paulista, Igor Liziero chegou ao São Paulo quando tinha 11 anos e participou de todas as etapas das categorias de base até estrear nos profissionais em 2018. Em 2015, disputou o Mundial sub-17 com a Seleção Brasileira, em uma equipe que também contava com o zagueiro Éder Militão, do Real Madrid, e o meia Lincoln, ex-Grêmio.
Eleito o melhor jogador da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2018, Liziero foi promovido ao elenco principal do Tricolor Paulista e fez sua primeira partida diante do Red Bull Brasil, no Paulistão, quando substituiu o centroavante colombiano Santiago Trellez. Naquele ano, foi titular da equipe comandada por Diego Aguirre, que liderou o Campeonato Brasileiro durante o primeiro turno. No entanto, sua trajetória nos últimos quatro anos foi de altos e baixos, prejudicando sua sequência no time titular.
— É um atleta muito técnico, com uma visão de jogo acima da média, sempre bem colocado dentro de campo. Além da qualidade técnica, ele pode fazer muito bem a lateral esquerda, mas por muito tempo atuou como segundo volante. É um menino que sempre buscou trabalhar de maneira séria. Então, vai chegar no Inter com muita determinação — destacou o coordenador das categorias de base do São Paulo.
No Inter, Liziero terá a concorrência de Rodrigo Dourado, Rodrigo Lindoso, Johnny e Edenílson por uma vaga no meio-campo. Pela qualidade no passe, deve ser utilizado como segundo volante na equipe de Alexander Medina.