Inter e Athletico-PR se enfrentam neste sábado (13), às 19h, no Beira-Rio, pelo Brasileirão. Enquanto o Colorado é o sétimo colocado, com 44 pontos conquistados, o clube paranaense é o nono, com 41. Embora esteja pensando na final da Sul-Americana, contra o Bragantino, marcada para o dia 20 de novembro, em Montevidéu, o técnico Alberto Valentim irá escalar os titulares diante dos gaúchos.
— A comissão técnica optou por jogar com o time titular na partida contra o Inter e poupar os jogadores do joga na terça-feira, contra o Atlético-MG, aí pensando na final da Sul-Americana contra o Bragantino — conta Monique Vilela, repórter na Rádio Banda B, de Curitiba.
Pelo Brasileirão, as vitórias sobre Bragantino e Ceará nas últimas rodadas afastaram o Athletico-PR da luta contra o rebaixamento. A tranquilidade obtida fez com que todo o planejamento tenha como foco a busca pelo bicampeonato da competição continental.
Dentro de campo, as ideias de Paulo Autuori seguem sendo colocadas em prática por Valentim. Desde que o treinador de 46 anos assumiu a equipe foram 11 jogos, com quatro vitórias, três empates e quatro derrotas.
— Com a chegada do Valentim há uma manutenção do estilo do Paulo Autuori. É um Athletico-PR bem vertical e intenso. É um time que ganhou uma consistência defensiva com o Autuori no esquema com os três jogadores. Ele gosta de ter essa consistência para depois de lançar ao ataque, principalmente no contra-ataque quando fora de casa. É um Athletico-PR bem estratégico. É a estratégia do Autuori. É ele que decide tudo. É uma dinâmica comum no clube desde a chegada dele — destaca Monique Vilela.
O volante Erick, com dores no joelho, e Abner, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, serão desfalques. Fernando Canesin, com lesão no tornozelo, nem viajou a Porto Alegre. Desta forma, a provável escalação do Athletico-PR terá Santos; Pedro Henrique, Thiago Heleno e Nicolás Hernández; Marcinho, Christian, Léo Cittadini e Pedrinho; Nikão, Terans e Renato Kayzer.