Além de jogar em casa, de estar bem acima na tabela e de não viver a pressão do rival, o Inter tem mais uma vantagem para o Gre-Nal de sábado (6) pelo Brasileirão. O time de Diego Aguirre terá uma semana para treinar e se preparar para o jogo, enquanto o Grêmio terá de enfrentar o líder Atlético-MG na quarta-feira. Mais tempo para descansar e trabalhar significou o grande salto colorado neste Brasileirão.
Entre as rodadas 15 e 23, o Inter jogou apenas em finais de semana. O time estava eliminado da Copa do Brasil e da Libertadores e, com intervalo superior a cinco dias entre os compromissos, viveu seu melhor momento. Nesses nove jogos, foram cinco vitórias (com direito a 4 a 0 sobre o Flamengo no Maracanã), três empates e apenas uma derrota (para o Galo, no Mineirão, em um equilibrado 1 a 0). Ao todo, atingiu 66% de aproveitamento.
Para deixar ainda mais claro o quanto é importante esse tempo, nas nove rodadas anteriores a essas, a equipe havia ganhado apenas do Juventude, com cinco empates e três derrotas. No período mais recente, que também voltou a ter partidas em meios de semana, o aproveitamento despencou para 44%, em seis jogos, sendo quatro em casa.
A semana cheia terá duas prioridades. A primeira é recuperar jogadores. Yuri Alberto postou foto fazendo tratamento no tornozelo. Daniel está fora há quatro partidas. Rodrigo Dourado, que cumpriu suspensão contra o São Paulo, vinha de desgaste diante do Corinthians. Paulo Victor, provável substituto de Moisés, que segundo o próprio Inter está fora do Gre-Nal. Todos esses recebem atenção especial. A segunda é montar uma estratégia para enfrentar um time desesperado na zona de rebaixamento, mas que não vem apresentando mau futebol de acordo com analistas e na avaliação externada pelo Grêmio nas entrevistas após as partidas.
Apesar de ter mais gente à disposição, é pouco provável que o Inter apresente grandes surpresas no clássico. Aguirre deve repetir a formação que deu a melhor resposta na temporada. A tendência é de que haja uma linha com quatro defensores, sendo Saravia e Paulo Victor os laterais, escudada por dois volantes, Dourado e Lindoso (ou Johnny), com Edenilson e Patrick completando o setor. Na frente, a dupla de ataque terá Taison e Yuri Alberto. A única possibilidade de mudança seria a opção por Mauricio na vaga de Patrick pelo lado esquerdo, mas é pouco provável que ocorra desde o início.
A possibilidade de mudar o time no decorrer da partida, aliás, é outro ponto a comemorar. No domingo passado, no Morumbi, o Inter contava com apenas quatro jogadores de linha no banco. Agora, terá mais retornos. Mercado, Dourado, Patrick, Cadorini e Palacios devem ficar à disposição. A equipe sub-20 tem o jogo da volta da semifinal do Brasileirão da categoria, e Juan Cuesta deve ser aproveitado. Mesmo assim, Aguirre terá mais opções para mexer em seu time.
— Vamos fazer uma boa semana, recuperar jogadores e chegar com força máxima para o Gre-Nal — adiantou Diego Aguirre em entrevista coletiva.
Jogos só aos finais de semana
- Inter 0x0 Cuiabá
- Flamengo 0x4 Inter
- Inter 4x2 Fluminense
- Santos 2x2 Inter
- Atlético-GO 0x0 Inter
- Sport 0x1 Inter
- Inter 1x0 Fortaleza
- Inter 2x0 Bahia
- Atlético-MG 1x0 Inter
— 66,6% de aproveitamento
Jogos quartas/quintas e sábados/domingos
- Inter 5x2 Chapecoense
- Inter 3x1 América-MG
- Palmeiras 1x0 Inter
- Inter 1x1 Bragantino
- Inter 2x2 Corinthians
- São Paulo 1x0 Inter
— 44,4% de aproveitamento