Morreu neste sábado (13) o ex-lateral do Inter Antônio Guites. O Zangão, como era conhecido, jogou no Colorado nas décadas de 1950 e 1960. Foi laureado pelo clube em 1965, pelo desempenho e pelos serviços prestados ao clube.
Zangão vestiu a camisa colorada em uma época em que a maioria dos títulos ficou com o Grêmio. Ainda assim, conseguiu brilhar. Em 1961, o lateral foi o capitão do time que interrompeu a sequência de cinco títulos consecutivos do Gauchão do rival. Também estavam na equipe nomes como Kim, Alfeu, Flávio e Sapiranga .
"Zangão era um lateral vigoroso. Dono de grande explosão, o ex-jogador se destacava como um marcador implacável. Daqueles à moda antiga mesmo. Porém, fora de campo se mostrava um romântico. Era perdidamente apaixonado por uma moça chamada Lela, a ponto de pedir dispensa da Seleção Brasileira para poder casar com a jovem", descreve o site do Internacional na aba que homenageia os grandes ídolos da história do clube.
Zangão ainda jogou por três anos pelo Grêmio Esportivo e Recreativo 14 de Julho, de Passo Fundo. Depois, encerrou a carreira. Filho de Herminio Vitalino Guites, criador de abelhas, foi o último a nascer entre sete irmãs. Daí o apelido que recebeu do pai.
O ex-jogador do Inter tinha 85 anos e faleceu após sofrer um infarte. Natural de Porto Alegre, Zangão ainda residia na Capital, no bairro Jardim Botânico. Ele deixa dois filhos e seis netos — um dos filhos já falecido. Era viúvo de Lela, com quem esteve casado por 60 anos até novembro de 2020.
A família não irá realizar velório. O corpo de Zangão será cremado.