Ao mesmo tempo em que busca vaga para a Libertadores nesta reta final de Brasileirão, o Inter planeja elenco para a próxima temporada. Mas a escassez financeira e a incerteza de que eventuais reposições terão qualidade superior às encontradas no vestiário do Beira-Rio fazem com que a diretoria adote cautela para projetar mudanças drásticas de fotografia.
— O trabalho de 2022 já começou em paralelo, não precisamos esperar o fim da atual temporada para começar. Mas não vou fazer um balanço do ano agora, faltando três rodadas. O campeonato não terminou, temos nove pontos para disputar. Seria leviano da minha parte fazer um balanço neste momento. Vai acontecer renovação para o ano que vem, é natural. Temos jogadores com contratos terminando — comentou o executivo de futebol Paulo Bracks após a derrota para o Fluminense, nesta quarta-feira (24).
Em áudio vazado nesta semana, o ex-coordenador da preparação física colorada Paulo Paixão fez referências à necessidade de se renovar o plantel, envolvendo atletas que estão há muito tempo no Beira-Rio em permutas. Inclusive, alguns nomes foram citados como possíveis moedas de troca no mercado: Patrick, Rodrigo Dourado e Victor Cuesta.
No entanto, os dirigentes colorados se apressaram para explicar que a manifestação não representava a ideia do clube, mas uma opinião particular do profissional, que já pediu seu desligamento depois do incidente. Sobre este trio, há a percepção de que eles encontrariam lugar no futebol brasileiro, podendo render em outras equipes — o que geraria críticas futuras por suas liberações. Os dois primeiros já receberam sondagens do Flamengo, enquanto o argentino foi procurado pelo Palmeiras no início do ano.
Outro exemplo dado diz respeito às estatísticas destes jogadores. Conforme o scout levantado pelos analistas do clube, eles aparecem entre os cinco melhores da posição no futebol brasileiro. E, caso sejam envolvidos em negociações, não haveria a certeza de uma reposição com técnica superior, já que os cofres colorados não têm condições de realizarem contratações de grande porte.
Até agora, quem está próximo de se despedir de Porto Alegre são os jogadores com contratos a encerrar — casos do goleiro Marcelo Lomba e do volante Rodrigo Lindoso —, além dos emprestados Saravia e Moisés. Em relação ao lateral-esquerdo, o Colorado ainda negocia com o Bahia o parcelamento da compra de seu percentual.