Com a oficialização da saída de Oscar Tabárez, os dirigentes da Associação Uruguaia de Futebol (AUF) buscam agora um novo treinador para a seleção charrua. Porém, o anúncio do substituto não deve ocorrer tão cedo.
— Vamos analisar de forma rápida, mas não urgente. Não vai ser iminente, mas já havíamos acertado que não iríamos avançar esta próxima etapa sem comunicar a decisão ao Tabárez — declarou Jorge Casales, integrante do Comitê Executivo da AUF, em entrevista à Rádio Sport 890, de Montevidéu.
A afirmação faz com que o nome de Diego Aguirre volte a ganhar força. Como os uruguaios só voltarão a jogar no final de janeiro pelas Eliminatórias, a diretoria ganharia tempo para negociar abrir conversas com o treinador do Inter e, se for o caso, aguardar o fim do Brasileirão.
Conforme especulações na imprensa uruguaia, o treinador colorado não é o único nome avaliado. Também aparecem na lista Guillermo Almada, do Santos Laguna, do México, e Pablo Repetto, ex-Independiente del Valle e LDU, que atualmente está sem clube.
Óscar Tabárez estava à frente da seleção uruguaia desde 2006, tendo levado o país sul-americano às últimas três Copas do Mundo. Em 2010, na África do Sul, chegou a ser semifinalista, caindo diante da Holanda. Além disso, foi campeão da Copa América de 2011, na Argentina.
Apesar do histórico, o treinador vinha sendo contestado pelas más atuações da equipe, que figura em sétimo lugar nas Eliminatórias e, hoje, ficaria fora até mesmo da repescagem para o Mundial do Catar, em 2022.
— Foi uma decisão difícil de tomar. Estou saindo da reunião. Acabamos de falar com o "Maestro" e com a comissão técnica — comentou Casales.