Em 2019, o Inter conquistou o bicampeonato do Brasileirão de Aspirantes. Com uma vitória por 1 a 0 sobre o Grêmio, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul, os colorados se sagraram os maiores campeões da competição criada em 2017, quando a equipe gaúcha também conquistou a taça.
Sob o comando de Manu Corrêa, que assumiu o comando técnico porque Ricardo Colbachini havida sido promovido aos profissionais após a demissão de Odair Hellmann, um Inter desfalcado conseguiu vencer um estrelado tricolor com um gol marcado nos acréscimos do primeiro tempo.
O Inter teve: Keiller; Zé Gabriel, Fabio Alemão, Leocovick e Erik; Jéferson, Juliano Fabro (Edson) e José Aldo (José Vitor); Matheus Monteiro (Caio), Netto (Cesinha) e Pedro Lucas (Keslley).
Já o Grêmio de Thiago Gomes foi escalado com: Phelipe Megiolaro; Felipe, Ruan, Rodrigues e Jhonata Varela; Matheus Frizzo e Darlan (Guilherme Azevedo); Jhonata Robert (Matheusinho), Isaque (Léo Chu) e Ferreira (Tontini); Da Silva (Joanderson).
Por conta das dificuldades financeiras vividas pelo Inter nos últimos anos, o projeto do sub-23 foi encerrado e muitos dos atletas foram liberados ou negociados. Do plantel campeão, apenas Zé Gabriel e Caio Vidal estão no elenco principal colorado. Além dele, o goleiro Keiller e o meia Juliano Fabro ainda pertencem ao clube, mas estão emprestados.
Os atletas campeões do Brasileirão de Aspirantes em 2019
Keiller: com contrato até o fim de 2022 com o Inter, o goleiro está emprestado para a Chapecoense até o fim de 2021. Na próxima temporada, o atleta pode ser uma das reposições a Daniel, já que Danilo foi embora e Marcelo Lomba tem contrato até dezembro.
Zé Gabriel: o único dos campeões que está no elenco colorado desta temporada. Volante de formação, o jogador foi recuado para zagueiro na temporada de 2020, por pedido de Eduardo Coudet. Com Diego Aguirre, o atleta pediu para voltar a receber oportunidade em sua posição natural.
Fabio Alemão: está no Operário-PR disputando a Série B do Campeonato Brasileiro. Aos 25 anos, atuou em 39 das 48 partidas disputadas pelo clube paranaense.
Leonardo Leocovick: atualmente no Avaí, o atleta oscila entre o sub-23 e o profissional. Nesta temporada, participou de três jogos com o elenco principal catarinense.
Erik: vendido pelo Inter em 2020, Erik está no Al-Ain dos Emirados Árabes. No clube, já participou de 35 jogos e deu três assistências.
Jéferson: está no Rio Claro do Pará. Após a saída do Inter passou pelo Confiança, ainda por empréstimo, até chegar no Remo.
Juliano Fabro: ainda pertence ao Inter, porém está cedido ao Avaí. O meia está atuando no time sub-23 da equipe catarinense, entretanto participou de quatro jogos com os profissionais, na disputa da Copa Santa Catarina.
José Aldo: uma das principais promessas da base colorada, Zé Aldo saiu do clube logo após a conquista. O jogador estava cedido pelo Guarani-SC e o colorado não efetivou a compra em definitivo do meia. Atualmente, está no Paysandu. Após uma curta passagem em Portugal e no Pelotas, o atleta foi contratado em setembro pela equipe paraense.
Matheus Monteiro: está jogando na Bielorrússia. O atleta foi negociado com o Torpedo Zhodino e está lá desde 2021. Até o momento, são 11 jogos e um gol marcado no futebol europeu.
Netto: Assim como a maioria dos campeões, o atacante não faz mais parte do plantel colorado. Em 2020, o atacante foi emprestado ao CSA e depois não voltou mais para Porto Alegre. Passou ainda pelo Mirassol e agora está no Brasil de Pelotas.
Pedro Lucas: autor do gol do título na final contra o Grêmio, o centroavante deixou o Inter no início desta temporada. Após ser emprestado para o Figueirense, CSA e Mirassol o jogador foi liberado para atuar em Portugal. Atualmente, está no Mafra, onde atuou por seis jogos.
Ainda entraram na final contra o Grêmio: Edson, José Vitor, Keslley e Cesinha. O último ainda está no Botafogo. Emprestado pelo Três Passos, o meia era considerado uma das principais promessas para o futuro do Inter. Porém, em 2020 não teve muitas oportunidades no profissional e, por isso, o departamento de futebol colorado não efetivou a compra de seus direitos.
Nesta temporada, Cesinha atuou em quatro jogos, não marcou gols e tem uma média de 10 minutos por jogos com a camisa botafoguense. Outro jogador que entrou na partida e que está à disposição de Diego Aguirre no plantel principal é o atacante Caio Vidal. O atleta entrou aos 14 minutos do segundo tempo daquela final.