O Inter pode anunciar em breve a contratação de Daniel Alves, da Seleção Brasileira e de enorme currículo no futebol europeu. Aos 38 anos, o jogador retornou ao país em 2019 com o plano de encerrar a carreira no São Paulo. Na última semana, no entanto, rescindiu seu vínculo com o Tricolor paulista por conta de salários atrasados e ficou livre no mercado.
Consagrado como lateral-direito, posição em que atuou por cerca de 10 anos no Barcelona e disputou duas Copas do Mundo, Daniel passou a atuar como meio-campista na sua volta ao país. Viveu seu melhor momento no Morumbi em 2020, sob comando de Fernando Diniz, quando o time foi semifinalista da Copa do Brasil e liderou boa parte do Brasileirão.
Apesar da camisa 10, não chegou a jogar como armador. No modelo de jogo proposto por Diniz, de muito toque de bola, a equipe era escalada sem meias de articulação. Para Ivan Drago, repórter e comentarista da Rádio Transamérica, o veterano teve papel de destaque.
— Do jeito que ele chegou ao São Paulo, todo mundo pensou que ele assumiria protagonismo maior. Mas convenhamos, nos locais onde ele atua no gramado, dificilmente decidiria todas as partidas. Ele sempre foi um coadjuvante importante, nunca um protagonista — opina.
Com a chegada de Hernán Crespo, em 2021, Daniel Alves passou a jogar mais aberto pela direita, como ala. Na visão de Drago, o ex-Barcelona rende melhor pelas pontas, o que não diminui a importância que teve atuando centralizado.
— Se a gente for fazer uma comparação da carreira do Daniel, jogando pelo meio ou pela lateral, vamos concluir que ele é mais lateral. Mas isso não significa que ele não tenha feito bons jogos pelo São Paulo no meio — afirma.
Hoje o Inter conta com Renzo Saravia, Heitor e Gabriel Mercado como alternativas para a lateral. Caso Daniel Alves seja contratado, Diego Aguirre terá de escolher se muda uma peça no lado direito ou se modifica o sistema de jogo para encaixá-lo no meio-campo.
Os números de Daniel Alves pelo São Paulo
- 95 jogos
- 10 gols
- 14 assistências
- 1 título (Campeonato Paulista 2021)