Após desembarcar no final da manhã desta sexta-feira (27) em Porto Alegre, Gustavo Maia deve assinar contrato de empréstimo por um ano com o Inter. O atacante pertence ao Barcelona, onde desde 2020 atuava no time B do gigante catalão. O que despertou o interesse colorado no jogador de 20 anos não foi sua passagem pela Espanha, mas aqui mesmo no Brasil. Antes de ser vendido ao Barça, ele brilhou nas categorias de base do São Paulo.
Gustavo Maia nasceu em Brasília e chegou ao Tricolor paulista aos 14 anos de idade. Tem baixa estatura, com 1,68cm, e joga pelos lados do campo. Quem o acompanhou nos tempos de Cotia revela que ele tem boa batida na bola e gosta de levar bastante as jogadas para a linha de fundo.
Na base são-paulina, Maia ajudou o clube a conquistar seis títulos. Em 2018, aos 17 anos, marcou 30 gols em 36 partidas que disputou na temporada – 21 deles pelo Campeonato Paulista da categoria, onde foi artilheiro. Foi a partir daí que começou a chamar a atenção de outras equipes.
Ex-gerente de futebol do São Paulo, Alexandre Pássaro revelou no ano passado que, antes de ir para o Barcelona, o atacante quase foi negociado como Flamengo, onde jogaria pela equipe sub-20. Isso ocorreu em 2019, quando convivia com lesões e, fora de campo, aguardava o nascimento da primeira filha.
— O Maia tem excelente capacidade técnica, um menino que no ano passado (2019) sofreu um pouco com algumas questões. Eu tive uma conversa com ele, e a resposta foi muito positiva — contou Pássaro, em 2020, em entrevista à Rádio Transamérica.
O negócio com o Rubro-negro carioca não foi adiante, e em 2020 chegou a procura do Barcelona. Inicialmente, Gustavo Maia transferiu-se ao antigo time de Messi por empréstimo pelo valor de 1 milhão de euros (R$ 6 milhões, na cotação da época). Depois, foi comprado em definitivo em uma transação que rendeu R$ 27 milhões aos cofres são-paulinos.
Na Espanha, Gustavo Maia disputou seis partidas e não marcou nenhum gol.