Quando a bola rolar para Inter e Santos no final da tarde deste domingo (22), na Vila Belmiro, o confronto valerá mais para um jogador em específico: Yuri Alberto, formado nas categorias de base do clube paulista, estará praticamente em casa. O jovem atacante, que tem destaque desde 2020 no Colorado, busca aproveitar o bom momento marcando mais gols e, pela primeira vez, colocar em prática a "lei do ex".
Contratado em julho da temporada passada, o jogador conseguiu ter destaque com a camisa vermelha. No litoral de São Paulo, apesar da ligação afetiva, marcou apenas três gols em 23 aparições como profissional. Os números foram superados rapidamente jogando em Porto Alegre e renderam o que ele buscava: mais oportunidades.
Há uma parceria entre as duas instituições no contrato de Yuri. O Inter tem 75% dos direitos econômicos, enquanto os paulistas, pela liberação antecipada, mantiveram 10% da fatia. O restante está atrelado aos familiares do atleta e seus procuradores.
Yuri Alberto tem 23 gols em 66 partidas pelo Colorado. Com contrato até 2025, retomou a boa fase nos dois últimos confrontos, com quatro gols. Ele agradeceu a confiança recebida pelo técnico Diego Aguirre.
— Estava precisando muito de um gol, estava falando nisso durante toda a semana. Uma noite muito especial, veio mais do que um, em lugar como o Maracanã. Eu só tenho a agradecer a ele (Diego Aguirre). Fiquei muito emocionado pelo ele tinha dito para mim. Durante a semana, ele dizia: "Você merece muito fazer um gol. Para de pensar em fazer gol que vai dar tudo certo"— disse em entrevista recente à Rádio Gaúcha.
Aos 20 anos, o jovem retorna como adversário pela segunda vez na casa santista. Na temporada passada, quando o Inter perdeu por 2 a 0, esteve como reserva. Agora, retorna como um dos principais jogadores afirmados. Em 2020, apesar de ter entrado no segundo tempo, não conseguiu ter um bom desempenho. Logo, a esperança é para colaborar com mais três pontos, mas também conseguir balançar as redes num local que ele conhece bem: a Vila Belmiro.