Dono da segunda pior defesa do Brasileirão, o Inter dedica atenção especial ao setor. Com as contratações de Bruno Méndez, Gabriel Mercado e Paulo Victor, o clube deu início a uma “minirreformulação” no setor. Além disso, o técnico Diego Aguirre indicou que pode, em alguns momentos, improvisar zagueiros nas laterais.
Com 14 gols sofridos, o Inter só não foi mais vazado do que a Chapecoense, que sofreu 17. Além disso, a defesa colorada tomou gols em todos os quatro jogos disputados até agora sob o comando de Aguirre. Os números acenderam um sinal de alerta no Beira-Rio.
De forma gradual, a direção está mudando a fotografia do sistema defensivo. A principal medida foi a contratação de três reforços: os zagueiros Bruno Méndez e Gabriel Mercado e o lateral-esquerdo Paulo Victor, que se juntam a Zé Gabriel, Victor Cuesta, Lucas Ramos e Pedro Henrique.
Nas laterais, contudo, também há mudanças. Além da contratação de Paulo Victor para o flanco esquerdo, o garoto Léo Borges está sendo emprestado para o Porto-POR a partir do próximo mês.
Além disso, o técnico Diego Aguirre já mostrou que é simpático a improvisações. Na sua primeira passagem pelo Beira-Rio, em 2015, o uruguaio chegou a utilizar o zagueiro Ernando na lateral esquerda. No empate por 1 a 1 com o Corinthians, no último sábado (3), o uruguaio deslocou Pedro Henrique para a lateral-direita.
Já o zagueiro argentino Gabriel Mercado, anunciado nesta segunda (5), também já atuou como lateral-direito na carreira, estratégia que pode ser adotada quando Saravia for preservado pelo uruguaio.
Contra o São Paulo, na quarta (7), a dupla de zaga será formada por Bruno Méndez e Pedro Henrique, com Saravia e Paulo Victor nas laterais.
Veja a mudança na fotografia da defesa do Inter
Início de 2021
Zagueiros: Zé Gabriel, Víctor Cuesta, Lucas Ramos e Pedro Henrique
Laterais*: Rodinei, Heitor, Moisés e Léo Borges
*Saravia ainda se recuperava de uma lesão grave no joelho direito
Segundo semestre de 2021
Zagueiros: Bruno Méndez, Gabriel Mercado, Zé Gabriel, Víctor Cuesta, Lucas Ramos e Pedro Henrique
Laterais: Saravia, Heitor, Moisés e Paulo Victor