O 30º argentino da história do Inter é um jogador versátil e da confiança de Diego Aguirre. Lateral e zagueiro, Gabriel Iván Mercado, 34 anos, foi anunciado nesta segunda-feira e estará à disposição do técnico colorado a partir de 1º de agosto.
Afinal, mesmo sem vínculo, seu último contrato, com o Al-Rayyan, foi encerrado após o fechamento da janela de transferências. Ele chega a Porto Alegre até o final da semana e terá três semanas para se preparar para a estreia. Com ele, o Beira-Rio aumenta o sotaque: agora são sete estrangeiros no grupo.
Mercado é uma bola de segurança de Aguirre. O experiente defensor foi seu capitão no Catar, onde atuou nos últimos dois anos. Antes, passou pelo Sevilla, River Plate, Estudiantes e Racing. Esteve também na seleção argentina, disputou a Copa do Mundo de 2018, a Copa América de 2016 e, na base, foi campeão mundial sub-20 em 2007, titular em um time que tinha Agüero, Di María e Papu Gómez.
No River teve seu momento de maior destaque na América do Sul. Sob comando de Marcelo Gallardo, fixou-se na lateral direita e foi um dos pilares do time que abriu a série de conquistas para o clube de Buenos Aires. Ajudou o time a levantar sete troféus, entre campeonatos nacionais e internacionais, como Libertadores, Sul-Americana e Recopa. Saiu do Monumental de Núñez vendido para o Sevilla por cerca de 3 milhões de euros em agosto de 2016.
Na Espanha, houve uma mudança de posicionamento que movimentaria sua história. Saiu de cena o lateral ofensivo do início da carreira, que chegou a ser ala com Alejandro Sabella no Estudiantes, e entrou um zagueiro. Adaptado por Jorge Sampaoli, um entusiasta do jogo por baixo desde a defesa, Mercado recuou para o centro da zaga.
Sua altura, 1m80cm, não foi um impeditivo para uma história de sucesso no clube. Foram 118 jogos oficiais pelo time da Andaluzia entre Liga Espanhola, Copa do Rei, Liga dos Campeões e Liga Europa. No campeonato nacional, sempre terminou classificado para as competições continentais.
Saiu de lá para o Catar, ficou duas temporadas. Zagueiro definitivamente, disputou 48 partidas. Seu último jogo foi em abril. Sofreu uma lesão, mas está plenamente recuperado.
— Estou muito feliz de poder defender este clube tão grande, que já foi campeão do mundo e do Brasil. Um grande do nosso futebol. Tenho certeza de que vamos buscar coisas muito lindas juntos — disse o jogador às redes sociais coloradas.
Se tudo der certo, Mercado deve estrear pelo Inter diante do Flamengo, em 8 de agosto.
Ficha técnica
Gabriel Iván Mercado
- Zagueiro/lateral-direito
- Argentino
- 34 anos
- 1m80cm
- Clubes: Racing (2007-10), Estudiantes (2010-12), River Plate (2012-16), Sevilla (2016-19), Al-Rayyan (2019-21)
- Títulos: Argentino (2010 e 2014), Libertadores (2015), Sul-Americana (2014), Recopa (2015), Copa Argentina (2014, 2015), Suruga (2015)
- Pela seleção: 25 jogos, 4 gols. Disputou a Copa do Mundo de 2018 e a Copa América de 2016