Pedido pelo técnico Diego Aguirre, o zagueiro Gabriel Mercado, 34 anos, já tem salários acertados e está próximo de ser anunciado como reforço do Inter. Polivalente, o defensor pode atuar também como lateral-direito. Contudo, a contratação criará indiretamente um dilema para o treinador no setor ofensivo.
Assim que desembarcar no Beira-Rio, Mercado será o sétimo estrangeiro do elenco colorado. Nas competições nacionais, contudo, apenas cinco podem ser relacionados. Desta forma, quando todos estiverem à disposição, Aguirre terá que deixar dois dos gringos fora inclusive do banco.
Hoje, os seis estrangeiros do grupo principal do Inter são o lateral Saravia (argentino), os zagueiros Bruno Méndez (uruguaio) e Víctor Cuesta (argentino), os meias Carlos Palacios (chileno) e Juan Cuesta (colombiano) e o atacante Paolo Guerrero (peruano).
Como Bruno Méndez não estreou, Palacios estava com a seleção chilena e Guerrero está lesionado, Aguirre ainda não teve de lidar com o dilema do excesso de estrangeiros. Contudo, com todos à disposição e com a contratação de Mercado, o treinador terá de abrir mão de dois jogadores nascidos fora do Brasil em cada jogo, exceto em partidas da Libertadores, que não têm este limite.
Hoje, Saravia e Víctor Cuesta são titulares absolutos. Bruno Méndez e Mercado, por sua vez, disputarão em tese uma vaga na zaga. Logo, os "cortes" provavelmente ocorrerão no setor ofensivo. O garoto Juan Cuesta vem sendo bastante elogiado por Aguirre e brigará para ser uma opção do banco. Enquanto isso, a incógnita fica por conta de Palacios e Guerrero, que ainda não atuaram com o novo treinador.
Com salários acertados, Mercado depende de detalhes para ser anunciado. O atleta, que atuou com Aguirre no Al-Rayyan, do Catar, assinará contrato até dezembro de 2022, com opção de renovação para 2023.