A Conmebol decidiu suspender por tempo indeterminado os árbitros Julio Fernandez, da Argentina, e os chilenos Cesar Deishler e Eduardo Gamboa. Ambos seriam, respectivamente, assistente, auxiliar de VAR e árbitro de vídeo em Olimpia x Inter nesta quinta-feira (15), mas foram substituídos por Diego Riveiro, Estebenan Ostojich e Pablo Llarena, todos uruguaios.
Os três se envolveram diretamente no erro grosseiro que prejudicou o Cerro Porteño no revés para o Fluminense por 2 a 1 ao marcarem impedimento em um gol legal do time paraguaio. A atuação deles foi analisada pela comissão de árbitros da entidade, que concluiu que eles "cometeram erros graves e manifestos no exercícios de suas funções" na partida em que trabalharam.
O gol mal anulado foi marcado aos 40 minutos do segundo tempo. No lance, o atacante Boselli estava em posição legal, mas o assistente levantou a bandeira antes mesmo da conclusão, contrariando o protocolo, cuja orientação é esperar o fim da jogada para fazer a sinalização. Em seguida, o VAR, liderado por Cesar Deishler, analisou o lance e decretou o impedimento.
Nesta quarta-feira, a Conmebol divulgou os áudios da conversa entre os membros da equipe de arbitragem e reconheceu o erro. O vídeo mostra que os responsáveis pelo VAR, ao fazerem as marcações das linhas de impedimento, aproximaram a imagem e ignoraram a presença de Samuel Xavier no canto inferior esquerdo da tela. O lateral é quem dava condições ao atacante do Cerro Porteño. Com isso, utilizaram o Luccas Claro erroneamente para determinar uma das linhas.
Outro caso
A Conmebol também suspendeu o colombiano André Rojas e o paraguaio Derlís Lopez, que foram, respectivamente, juiz e árbitro responsável pelo VAR do duelo entre Boca Juniors e Atlético-MG. A entidade considera que os dois protagonizaram "erro grave" ao anular o gol do time argentino aos 34 minutos do primeiro tempo.
Depois de ir ao monitor do VAR, o juiz entendeu que o atacante Briasco empurrou o zagueiro Nathan Silva e invalidou o gol. O jogo terminou empatado em 0 a 0.
Derlis López seria responsável pelo VAR no confronto entre Defensa Y Justicia e Flamengo, nesta quarta, mas acabou sendo substituído pelo peruano Diego Haro.