A Prefeitura de Porto Alegre divulgou na tarde desta quarta-feira (14) um plano de liberação de eventos na Capital a partir da próxima semana. Conforme o documento, que ainda precisa da aprovação do gabinete de crise do governo do Estado, serão autorizados eventos de qualquer tipo, incluindo esportivos, no cronograma. Assim, os estádios de futebol poderão ter a volta gradual de público a partir de segunda-feira.
— A nossa ideia é fazer um cronograma progressivo de ocupação de tamanho de eventos, começando assim que o Governo do Estado aprovar essa medida, iniciando na segunda-feira com eventos de mil pessoas com 50% da capacidade. A cada duas semanas essa capacidade vai aumentando para 5 mil, para 10 mil e para 20 mil pessoas — explicou Vicente Perrone, secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Capital.
Na prática, a partir de segunda-feira, caso o Piratini autorize o plano de liberação da prefeitura, eventos com até mil pessoas poderão ser realizados em Porto Alegre com a testagem de todos os envolvidos, com aprovação da Vigilância Sanitária local e de um responsável técnico quanto à eficácia do teste de antígeno. Depois de duas semanas, a partir de 2 de agosto, o limite de público será aumentado para 5 mil pessoas. Da mesma forma, em 16 de agosto o público poderá ser de 10 mil pessoas. E, em 30 de agosto, de 20 mil.
— Estamos falando de um calendário de oito semanas até que tenhamos uma população mais vacinada do que temos hoje. Então, a ideia é diminuirmos as restrições de eventos, aumentando a capacidade a cada duas semanas, inclusive para vermos o impacto epidemiológica na sociedade — esclareceu Perrone.
Questionado sobre quais tipos de eventos estão inclusos neste plano, o secretário garantiu:
— Qualquer tipo de evento será analisado. Desde eventos esportivos, religiosos, de entretenimento, feiras, congressos, treinamentos, qualquer tipo de evento que hoje tem algum tipo de restrição poderá ter as restrições reduzidas a partir da testagem e da vacinação num segundo momento.
Assim, a Arena e o Beira-Rio poderão voltar a receber público já na próxima semana. Cabe, agora, aguardar a análise das equipes técnicas do governo do Estado, que vai decidir pela aprovação ou não do plano da prefeitura. Há um acordo das equipes da Série A, porém, para que o público só seja liberado quando todas as cidades permitirem. Assim, evitaria um desequilíbrio técnico, com alguns times tendo o apoio da torcida e outros, não.
Com a liberação da Conmebol para o retorno do público aos estádios nas competições continentais, no entanto, é possível que Grêmio e Inter possam receber torcedores na Copa Sul-Americana na Libertadores, respectivamente.