São quase dois meses sem jogos do Inter pela Libertadores — o mais recente foi no dia 26 de maio, no empate sem gols com o Always Ready. Nesta terça-feira (15), às 21h30min, o time volta a campo para retomar o torneio continental e encara o Olimpia, no Paraguai, pelas oitavas de final. Por isso, GZH cita 10 fatos de que você precisa lembrar para retomar o acompanhamento do torneio.
1) Oitava melhor campanha
O Inter foi o pior entre os líderes de grupo na fase anterior. O time ficou com 10 pontos, a oitava melhor campanha geral. Desta forma, se avançar, só decidirá os confrontos no Beira-Rio se enfrentar times que ficaram em segundo lugar na fase de grupos.
2) Campanha do Olimpia
Se o Inter foi o pior primeiro, o Olimpia foi o pior entre todos os classificados — e justamente no grupo colorado. Os paraguaios tiveram nove pontos.
3) Quem pega nas quartas
Os comandados de Diego Aguirre já sabem quem vão enfrentar nas quartas se passarem pelo Olimpia: o vencedor do confronto entre Flamengo e Defensa y Justicia, da Argentina. Os jogos flamenguistas serão nas duas próximas quartas-feiras, às 21h30min.
4) Novidades na lista
Além da chegada de Aguirre, o Inter tem novidades no grupo: Bruno Méndez, Paulo Victor e Mercado passam a fazer parte do elenco à disposição.
5) Galhardo é o artilheiro
O centroavante Thiago Galhardo é o jogador que mais fez gols pelo Inter nesta Libertadores — foram quatro. O primeiro foi na goleada sobre o Táchira, em Porto Alegre, dois contra o Olimpia (também no Beira-Rio) e um na derrota para o Táchira na Venezuela.
6) Datas das oitavas
Os dois jogos entre Inter e Olimpia serão em quintas-feiras. No dia 15, no Paraguai, e no dia 22, em Porto Alegre — as duas partidas começam às 21h30min.
7) Volta do Aguirre após 2015
Diego Aguirre já comandou o Inter em uma Libertadores — e chegou perto do objetivo. Em 2015, o time colorado caminhou até as semifinais, mas parou no Tigres-MEX.
8) Outros grandes confrontos
O maior duelo das oitavas de final é entre Atlético-MG e Boca Juniors, que jogam nas duas próximas terças-feiras. Os outros brasileiros: Palmeiras encara a Universidad Católica, e o Flamengo enfrenta o Defensa y Justicia.
9) As mudanças táticas no Inter desde a fase de grupos
O Inter passou pela mudança de técnico — saiu Miguel Ángel Ramírez, entrou Diego Aguirre. Com isso, também mudaram conceitos táticos. O jogo de posição deu lugar a uma estratégia mais reativa, e o 4-3-3 foi substituído por um modelo que prioriza a disposição no 4-1-4-1.
10) Os jogos anteriores com o Olimpia
O Inter fez uma fase de grupos mediana, com apenas três vitórias. A boa notícia é que duas delas foram exatamente sobre o Olimpia. Primeiro, no Beira-Rio, uma goleada por 6 a 1, no dia 5 de maio. Em 20 de maio, os comandados de Ramírez venceram por 1 a 0 no Paraguai.