O Inter está próximo de anunciar oficialmente a contratação de Bruno Méndez, zagueiro uruguaio que estava no Corinthians. O atleta de 21 anos ficará no Beira-Rio por uma temporada, cedido pela equipe paulista com opção e valor fixado de compra. Em Porto Alegre desde a última quinta-feira (24), o jogador já fez os exames médicos e o departamento de futebol colorado aguarda apenas alguns documentos vindos de São Paulo para anunciar a contratação do jogador.
No Corinthians desde 2019, o zagueiro atuou em 42 partidas e marcou um gol. A equipe paulista fez um investimento de US$ 3,5 milhões junto ao Montevideo Wanderers para a revelação uruguaia, que tem passagens pelas seleções de base e principal do Uruguai.
Apesar de ser uma grande promessa, Bruno não conseguiu ter uma sequência em São Paulo. Por isso, visando um retorno financeiro futuro, o Corinthians está liberando o jogador para o Inter. Segundo Sérgio Xavier Filho comentarista dos canais SporTV, o negócio foi bom tanto para os clubes quanto para o atleta. Mesmo assim, ressalta que o atleta tem muita margem para melhora.
— Foi uma ótima contratação para o Inter. Ele chega para ser o segundo melhor zagueiro do plantel, atrás do Víctor Cuesta. Ele é muito jovem e tem potencial. Mas ainda não se tornou um grande zagueiro. Quebra bem o galho também como lateral-direito. Tem uma velocidade média e uma boa bola aérea — avaliou.
A utilização como lateral também é citada pelo repórter Rodrigo Vessoni do portal Meu Timão. Ele acrescenta que, pelas características, Bruno Méndez também foi utilizado como volante no Corinthians.
— Ele é o típico jogador uruguaio. Compromissado, focado e interessado. Nunca teve nenhum tipo de problema no Corinthians fora das quatro linhas. O que faltou, foi oportunidade e sequência. Ele tem uma boa qualidade no passe e na saída de bola. Tanto que chegou a atuar de lateral e volante, por conta do bom passe que rompe linhas que ele tem. Por ser jovem, ele tem alguns problemas nas tomadas de decisão — comentou.
As características encontradas em Bruno Méndez pelo Inter e pelo seu Centro de Análise e Prospecção de Atletas (CAPA) para avalizar a contratação do jogador vão ao encontro das necessidades do atual sistema defensivo colorado. O uruguaio tem as seguintes características: bom jogo aéreo, mesmo com altura abaixo da média para a posição (1m84cm). Tem um tempo de bola muito bom, com força nos duelos com os adversários. Por baixo, é bom no desarme, forte e ágil. Rápido na recuperação. Com a bola, possui um bom passe rompendo linha e ajuda a tenta gerar vantagem numérica dentro de campo.
Bruno tem contrato com o Corinthians até o fim de 2023 e ficará no Inter até a metade de 2022. Assim que toda a documentação estiver nas mãos dos dirigentes colorados, o anúncio de sua contratação será feito. Com Lucas Ribeiro suspenso, sendo anunciado e tendo seu nome publicado no BID até esta terça-feira (29), existe a chance dele iniciar a partida contra o Palmeiras, na quarta-feira (30), às 19h, no Beira-Rio.