O Inter está com a classificação às oitavas de final da Libertadores bem encaminhada. Basta um empate nesta quarta-feira (26), com o Always Ready, para garantir a vaga sem depender de resultados paralelos. Uma vitória sobre os bolivianos confirmará o primeiro lugar da chave para os colorados, com 12 pontos.
A melhor campanha do torneio, no entanto, está fora de alcance. Com três grupos já definidos na noite de terça-feira, o Atlético-MG chegou a 16 pontos e garantiu a primeira colocação geral. O Fluminense (11 pontos), líder do Grupos D, ainda pode ser superado pelo time gaúcho. Com 14, o Racing também é inalcançável.
Os outros quatro times que chegam à ponta da tabela são Palmeiras, com 12 pontos, Barcelona-EQU (10), Argentinos Juniors (12) e Flamengo (11). Todos, portanto, têm desempenho melhor do que o Inter até o momento e precisam tropeçar para que a equipe de Miguel Ángel Ramírez tenha chance de ultrapassá-los. Três deles jogarão em casa.
O Palmeiras entra em campo na quinta-feira, quando recebe o Universitario-PER, lanterna e já eliminado. Os paulistas não têm mais chance de eliminação, e um empate serve para garantir uma campanha superior à colorada.
O Barcelona jogará nesta quarta, às 21h, quando o Inter já tiver sua situação definida. Os equatorianos encaram o Santos, que ainda sonha com a classificação à próxima fase. Com um empate, o Barcelona confirma a liderança, mas precisa vencer para não correr o risco de ver o Inter terminar na frente.
Só quem não decidirá a vida como visitante é o Argentinos Juniors, que já confirmou o primeiro lugar. Terá pelo caminho, às 23h desta quarta, o Nacional-URU de D'Alessandro, que ainda tenta ficar com a segunda posição do grupo. Uma derrota argentina somada a uma vitória gaúcha deixaria os dois times empatados na pontuação, mas o Inter teria vantagem pelo saldo de gols, que já é superior.
Por fim, o Flamengo recebe o Vélez Sarsfield na quinta-feira em confronto de líderes. Vencendo, o Rubro-Negro vai a 14 pontos, mas o empate deixaria a situação idêntica a um possível tropeço do Argentinos Juniors: mesma pontuação colorada, mas saldo de gols inferior.
Líderes que ainda podem ser ultrapassados
Palmeiras (12 pontos, saldo 7)
- 27/5: Palmeiras x Universitario-PER
Barcelona de Guayaquil (10 pontos, saldo 5)
- 26/5: Barcelona x Santos
Argentinos Juniors (12 pontos, saldo 6)
- 26/5: Argentinos Juniors x Nacional
Flamengo (11 pontos, saldo 5)
- 27/5: Flamengo x Vélez Sarsfield
Segundos colocados de peso
Confirmando o primeiro lugar, o Inter aguardará o sorteio da próxima terça-feira para saber qual dos segundos colocados será seu adversário nas oitavas de final. E a lista conta com alguns nomes de peso já confirmados.
É o caso do River Plate, que terminou atrás do Fluminense. Outra potência sul-americana já garantida é o São Paulo, que fez campanha inferior ao Racing. Atual campeão da Sul-Americana e da Recopa, o Defensa y Justicia é mais um possível adversário.
Quem ainda não tem situação definida é o Boca Juniors, que em 2020 eliminou o Inter nas oitavas. O time de Tévez tem três pontos a menos do que o líder Barcelona-EQU, mas o saldo é de quatro gols de diferença — o Santos também briga por vaga nesta chave e, se passar, será como segundo colocado.
A lista ainda deve ganhar mais um nome de impacto caso o Flamengo confirme melhor campanha no Grupo D. Neste caso, passaria em segundo o Vélez, dono da melhor campanha no Campeonato Argentino.