Como era de se esperar, os venezuelanos respeitam muito o Inter. Basta uma ronda nos jornais e sites do país vizinho para perceber que a condição de favorito pende para o lado colorado no duelo contra o Deportivo Táchira, válido pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores, agendado para as 21h30min desta terça-feira (27), no Beira-Rio.
O portal Táchira Notícias chama o Inter de "gigante amazônico", recorda que os clubes já se enfrentaram em duas edições do torneio e traz o retrospecto dos confrontos, também na fase de grupos. Em 1980, o Colorado venceu duas vezes — 1 a 0, com gol de Falcão, na Venezuela, e 4 a 0 em Porto Alegre. Em 1989, os venezuelanos conseguiram vencer por 1 a 0, mas depois acabaram superados por 3 a 1 no Brasil.
O histórico negativo é citado também por um dos principais jornais da cidade de San Cristóbal, o La Prensa del Táchira. Porém, descreve que, "como na Copa Libertadores nada está escrito, o Deportivo Táchira vai para a corrida, com seus cavalos tentando ir a galope para frear os ataques do quadro vermelho, que busca a todo custo ficar com os três pontos e se recuperar do escorregão inesperado em La Paz".
A reportagem ainda projeta o comportamento que a equipe venezuelana deve adotar no Beira-Rio: "O aurinegro deve sair concentrado, se resguardando e sendo firme na marcação. Destruir o jogo ofensivo do rival será a primeira tarefa e, a partir de então, esperar um resquício para chegar ao gol de Porto Alegre".
Por fim, o jornal Últimas Notícias, de Caracas, sentencia em sua manchete: "Táchira quer seguir somando na Copa". A matéria lembra que, graças à vitória de 3 a 2 sobre o Olimpia na estreia, "os comandados do treinador Juan Domingo Tolisano chegam com o moral no alto". Ao mesmo tempo, afirma que o time de San Cristóbal precisará "virar a página da dolorosa goleada", em referência aos 5 a 0 sofridos para o Zulia, no último sábado, pelo Campeonato Venezuelano.
Na noite desta segunda, os jogadores do Deportivo Táchira foram ao Beira-Rio para fazer o reconhecimento do gramado. O próprio clube fez um registro e divulgou a cena em sua página oficial no Twitter.