Miguel Ángel Ramírez manteve os 100% de aproveitamento neste sábado (27), com a vitória do Inter sobre o Brasil-Pel, por 2 a 1, pela sétima rodada do Campeonato Gaúcho. Foi o quarto triunfo em quatro jogos do técnico no comando do Colorado. Além dos resultados, o espanhol busca encontrar os times que existem dentro do seu plantel. Para isso, testará cada jogador o máximo de minutos em campo que puder, e não garante sequência de titular para nenhum.
— Todos têm de saber que podem jogar, e que temos um plantel competitivo. Porque se um não fizer, o outro faz. Vamos vendo semana a semana, partida a partida, e os rendimentos individuais neste sentido — explicou, em entrevista coletiva após a partida no Bento Freitas, e acrescentou:
— Estamos dando oportunidades e minutos a todos jogadores para termos argumentos sólidos baseados em nosso modelo de jogo. Não é o mesmo que os jogadores estavam fazendo antes. A partir da soma entre treinos e partidas, teremos esses argumentos mais sólidos.
O primeiro Gre-Nal da vida de Ramírez e da temporada 2021 ainda não tem data confirmada pela Federação Gaúcha de Futebol. No entanto, as ideias de time titular para o Inter ainda não foram mostradas pelo treinador colorado, que afirma que cada jogo demandará de uma estratégia própria com formações, funções e escalações.
— Agora não penso no Gre-Nal porque tenho outro jogo antes, daqui três dias. Preciso pensar como recuperar fisicamente os atletas que jogaram hoje (sábado), ver quem terei disponível, enfrentar a partida. Depois farei o mesmo e estudarei o Grêmio. E quando estudarmos o Grêmio, decidiremos quais elementos nos ajudarão a ser competitivos contra o Grêmio — detalhou.
Ainda que todas as datas do Gauchão possar servir como testes para Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão, o técnico acredita que alguns atletas não poderão ser observados como titulares. O volume de jogadores no plantel e exigência pelo título do Gauchão faz com que a estratégia de descobrir as potencialidades de cada jogador dê lugar à repetição do desempenho dos que já provaram que entenderam as ideias da comissão técnica.
— Temos de provar o máximo números de jogadores mas ir tentando identificar um plantel mais curto dentro deste que é grande para ser competitivos e ganhar o Gauchão. Há que escolher bem as peças, e não colocá-los a jogar por jogar. Assim encontraremos os 11 do time ideal para alcançar vitórias — concluiu.