A maioria dos grandes clubes brasileiros com grupos recheados de jogadores formados na casa aproveita os começos de temporadas para emprestar seus talentos para outras equipes, onde possam ter mais oportunidades. O Inter não é diferente. Para o ano de 2021, o Colorado acabou mandando alguns dos seus jogadores para clubes no Brasil e também no Uruguai.
O caso mais recente foi do atacante Guilherme Pato, que começou o Gauchão sendo titular da equipe de Fábio Matias, mas que depois da chegada de Miguel Ángel Ramírez ao grupo, foi emprestado para o Cuiabá, que irá disputar a Série A do Brasileirão pela primeira vez neste ano. Pato voltou de um empréstimo para a Ponte Preta ao término de 2020 e deve acabar a temporada no clube do Mato Grosso, para ganhar ainda mais bagagem para quem sabe voltar em 2022 para o clube gaúcho. Na única partida que fez com a camisa da equipe, entrou no segundo tempo.
Quem também foi emprestado pelo Colorado foi o goleiro Keiller. Quarto na hierarquia do gol do Inter — atrás de Danilo Fernandes, Marcelo Lomba e Daniel —, o jogador foi buscar mais experiência no oeste catarinense, mas ainda não entrou em campo com a camisa da Chapecoense. Ele também irá disputar a Série A do Brasileirão com o time de Santa Catarina. O goleiro deve permanecer até o fim do seu contrato de empréstimo — 31/12.
Duas promessas que acabaram não confirmando no Inter foram emprestados para times do Paulistão. O atacante Pedro Lucas, que esteve no CSA e no Figueirense no último ano, agora defende a camisa do Mirassol, onde já atuou por seis vezes — quatro no Paulistão e uma na Copa do Brasil — e marcou apenas uma vez. Richard, que passou pelo Tondela e pelo Belenenses recentemente, tem atuado pelo Botafogo, de Ribeirão Preto. Ele foi titular de Alexandre Gallo na derrota para a Ponte Preta. Ambos têm contrato com as suas equipes até o fim da disputa da competição.
Contratado na época de Eduardo Coudet, o atacante Leandro Fernández acabou sendo pouco utilizado após a saída do argentino e, no início desta temporada, foi emprestado ao Nacional, do Uruguai, até o fim de 2021, data que também acaba seu contrato com o Inter. No clube uruguaio, por enquanto, só treina por ainda não estar regularizado.
O lateral-esquerdo Natanael já está fora de Porto Alegre há mais tempo. Desde setembro de 2020, ele defende o Atlético-GO. Com a camisa dos goianos, fez 24 partidas e marcou dois gols no Brasileirão. Neste ano, ainda não foi utilizado. Ele tem contrato com o Inter até o término do ano de 2022 e as chances de retornar para jogar com a camisa colorado são pouquíssimas.